Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 352-1

Poster (Painel)


352-1

ESTUDO DE VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS

Autores:
FERNANDA CORREIA1, MAURICIO BUENO1
1 UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (Av. Professor Morais Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Inteligência Emocional é concebida como a resultante de quatro habilidades básicas relacionadas ao processamento de informações emocionais: a percepção de emoções; a facilitação emocional do pensamento; a compreensão emocional e a regulação de emoções. Baseada nessa formulação teórica em um estudo anterior foi desenvolvido um instrumento para avalia-la denominado Inventário de Competências Emocionais (ICE). Este trabalho foi dividido em dois estudos, o primeiro teve o objetivo de reduzir o número de itens do ICE e o segundo o de investigar a estrutura fatorial do instrumento reduzido, verificar os índices de fidedignidade e correlacioná-lo com medidas tradicionais de inteligência e de personalidade. Participaram do estudo 370 sujeitos de ambos os sexos com média de idade 22,5 (DP 7,4). A revisão de itens do ICE, resultou numa nova versão do instrumento com apenas 41 itens. Essa nova versão foi aplicada aos participantes do estudo 2, uma análise fatorial com extração de fatores por componentes principais e rotação oblíqua mínima revelou a existência de cinco fatores idênticos aos fatores do instrumento original (αF1=0,855; αF2=0,825; αF3=0,748; αF4=0,685; αF5=0,594). As análises correlacionais revelaram que os fatores relacionados a inteligência emocional apresentam correlações significativas com traços de personalidade, especialmente com neuroticismo e extroversão, mas não com a medida de inteligência. Mediante os dados obtidos conclui-se que mesmo com a redução do numero de itens do instrumento foi possível obter uma escala válida e fidedigna para avaliação das competências emocionais.

Palavras-chave:
 competência emocional, inteligência emocional, emoção