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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 352-2

Poster (Painel)


352-2

Avaliação das competências emocionais: análise de um instrumento com auxílio da TRI

Autores:
FERNANDA CORREIA1, MAURICIO BUENO1
1 UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (Av. Professor Morais Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Inteligência Emocional é concebida como a resultante de quatro habilidades básicas: a percepção de emoções; a facilitação emocional do pensamento; a compreensão emocional e a regulação de emoções. Baseada nessa formulação teórica foi desenvolvido um instrumento para avaliar essas habilidades, denominado Inventário de Competências Emocionais (ICE). O instrumento foi aplicado a 409 brasileiros adultos, predominantemente do sexo feminino (76,5%), com idade média de 30,2 anos (DP=11,5), respondido por meio de uma escala Likert de 5 pontos. As análises realizadas na ocasião da elaboração desse instrumento foram baseadas na Teoria Clássica dos Testes. Mas, existem procedimentos baseados na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permitem uma observação acurada das características psicométricas de instrumentos de avaliação psicológica. Objetivo: analisar as propriedades psicométricas do Inventário de Competências Emocionais com auxílio da TRI. Mais especificamente: (a) os índices de ajuste dos dados ao modelo de Rasch da TRI; (b) o nível de adequação entre a intensidade do construto presente nos itens do instrumento e nos participantes deste estudo e o (c) o funcionamento das categorias de resposta empregadas no instrumento. Os resultados obtidos apontam que o instrumento precisa de algumas modificações para que seja melhor ajustado ao modelo da TRI, sendo necessária a exclusão de alguns itens, especialmente aqueles com infit elevados. Observou-se que existe redundância em muitos itens, que medem o mesmo nível de habilidade exaustivamente, indicando que devem ser excluídos alguns para que o instrumento seja mais objetivo e preciso. Os cinco pontos da escala Likert foram necessários para que haja uma boa discriminação dos sujeitos em relação as faixas de habilidades mensuradas pelo construto. Conclui-se que apesar de algumas limitações, a análise do instrumento com base na TRI permitiu que fossem colhidas informações mais pormenorizadas sobre o ICE, trazendo contribuições importantes para um futuro estudo de revisão dessa escala.

Palavras-chave:
 Inteligência emocional, competência emocional, teoria de resposta ao item