Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 357-1

Poster (Painel)


357-1

Atitudes e Motivação para Aprender Estatística em universitários: resultados preliminares de iniciação científica

Autores:
Campos, Robson Norberto Souza1, Gomes-Valério, Juliana Oliveira1
1 FESJF - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Juiz de Fora (Avenida Presidente João Goulart, 600 - Cruzeiro do Sul, Juiz de Fora - MG, 36030)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este trabalho tem como intenção apresentar os resultados iniciais do primeiro projeto de iniciação científica do curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora a realizar um trabalho baseado em análises estatísticas. Embora a disciplina de Estatística seja crucial para a tomada de decisão, ela é carregada de sentimentos negativos por parte dos discentes. Esta atitude negativa pode interferir na forma como o estudante percebe a importância ao curso, como ele compreende o conteúdo disciplinar e também na sua motivação para aprender. O estudo tem como objetivo principal verificar a relação entre as atitudes frente à estatística e a motivação para aprender em estudantes universitários. Participaram 241 estudantes dos cursos de Administração (33,2%), Psicologia (38,6%), Recursos Humanos (7,9%) e Logística (20,3%). A idade variou de 17 a 54 anos (M = 25,4; DP = 6,83), sendo 98 homens (40,7%) e 143 mulheres (59,3%). Foi aplicada a Escala de Atitudes em Relação à Estatística, na qual foi observada média de 39 pontos (DP = 6,03) e a Escala de Motivação para Aprender para Universitários, na qual observou-se média de 64,51 pontos (DP = 11,57). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação às pontuações nas escalas e os cursos, e assim como em outros estudos, no que se refere ao sexo. O coeficiente de correlação de Pearson entre as escalas foi -0,33 (p = 0,000), considerada de magnitude adequada já que ela pode ser considerada um componente da motivação, e portanto, não é esperada amplitude forte. Além disso, ela parece ser parte especificamente da motivação extrínseca, enquanto a escala oferece um resultado orientado à intrínseca, o que pode explicar o sinal negativo. Os resultados iniciais são promissores e animadores para a continuidade dos estudos, nos quais pretendem-se incluir outras análises, inclusive investigando as qualidades psicométricas das escalas.

Palavras-chave:
 Atitude, Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca