Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 359-1

Oral (Tema Livre)


359-1

Avaliação das emoções infantis frente à escola em tempo integral

Autores:
Mendes de Oliveira, Cyntia1, STEGUN, M. H. C. G.2, Giacomoni, C.H.1
1 UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Térreo - Cep - 90035003 - Porto Alegre), 2 FACID - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL (Rua Veterinário Bugyja Brito, 1354 - Horto Florestal, Teresina)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Escola em Tempo Integral tem sido um modelo adotado pelas escolas da rede pública, através do programa Mais Educação, onde a criança permanece no contraturno escolar para a realização de atividades extracurriculares. Entretanto, diante dessa realidade repleta de mudanças, é relevante que saibamos quais as emoções das crianças diante desse novo modelo de escola. Dentro desta perspectiva, esta pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, teve como objetivo geral investigar as emoções das crianças em relação à escola em tempo integral. A amostra foi composta por 10 crianças com idades entre 8 a 12 anos de idade, matriculadas regularmente no período integral de uma escola pública estadual. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semi-estruturada e o Baralho das Emoções, um instrumento facilitador de acesso às emoções infantis. Estes foram aplicados individualmente, em uma sala da própria escola. A entrevista, contendo dez questões, foi realizada em conjunto com o uso do Baralho das Emoções. Os dados foram analisados através de categorias, que em seguida foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram a prevalência de emoções positivas na relação entre as crianças e a escola no período integral. As emoções positivas que predominaram foram: alegria, amor e tranquilidade. Já entre as emoções negativas, destacam-se saudade e tristeza. A escola onde foi realizada a pesquisa tem a jornada escolar ampliada preenchida com atividades de recreação, com uma preocupação de cunho formativo. Este modelo de escola possibilita a criança ter acesso a conhecimentos diversos, relacionar-se com as outras crianças e brincar. As emoções sentidas por elas no ambiente escolar indicam que a Escola em Tempo Integral tem um impacto positivo na vida e no aprendizado da criança.

Palavras-chave:
 Crianças, Emoções, Escola integral