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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 381-1

Poster (Painel)


381-1

Evidências de ganhos cognitivos entre gerações: um estudo sobre o Efeito Flynn

Autores:
Lima, Renata1, Borges, Júlia1, Anunciação, Gabriela P. C.1, Mansur-Alves, Marcela1, Flores-Mendoza, Carmen1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O estudo sobre os ganhos cognitivos das populações representados pelo melhor desempenho em testes de inteligência de atuais gerações quando comparado às anteriores (o denominado Efeito Flynn), tem acarretado crescente interesse da comunidade internacional. Estudos em diversos países, desenvolvidos e em desenvolvimento, tem mostrado que os ganhos podem chegar a aproximadamente 3 pontos para cada década. Nesse sentido, após o primeiro estudo de comparação de gerações (1932-2002) realizado pelo Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais da UFMG, o presente estudo pretende levantar maiores informações sobre o efeito Flynn em Belo Horizonte utilizando um teste mais fidedigno que aquele utilizado no primeiro estudo. Assim, o atual estudo compara os resultados de crianças escolares de sete a nove anos de idade, avaliadas em 2014, com outras da mesma idade testadas no ano de 2002, isto é, se compara o desempenho cognitivo de duas coortes de crianças (2014 e 2002) da mesma cidade (Belo Horizonte) e da mesma faixa etária (7 a 9 anos) no mesmo instrumento cognitivo (Matrizes Progressivas de Raven - Escala Colorida). As análises mostraram que, na década decorrida, houve ganhos em todas as faixas etárias, totalizando uma média de 8,5 pontos de QI . Entretanto, os ganhos diminuíram progressivamente em razão da idade. Conclui-se que a educação pode estar influenciando o aumento inicial do QI, visto que os ganhos maiores se concentraram em crianças de menor idade, as quais, por uma mudança na politica governamental sobre início de escolaridade, mostraram maior escolarização em 2014 (segunda série escolar) do que em 2002 (época em que se encontravam na primeira série). Entretanto é necessário que se avalie crianças de idades sequentes com o intuito de verificar se o declínio nos ganhos ainda permanece.

Palavras-chave:
 Efeito Flynn, Ganhos cognitivos, Inteligência, Matrizes Progressivas Coloridas de Raven