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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 381-2

Poster (Painel)


381-2

Psicodiagnóstico: como as expectativas impulsionam ou estagnam o processo

Autores:
Lima, Renata1, Fensterseifer, Liza2
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG), 2 PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ( Rua Walter Ianni, 255 - São Gabriel - Belo Horizonte - MG)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Quando se trata do psicodiagnóstico infanto-juvenil, os responsáveis estão diretamente envolvidos na avaliação e podem constituir um elemento que atrapalha ou impulsiona o enfrentamento do motivo que levou a criança/adolescente para a avaliação. As expectativas fazem parte do processo e podem contribuir com ele ou estagná-lo, e portanto, torna-se importante reconhecê-las e compreendê-las. O objetivo deste estudo é investigar as questões relativas às expectativas dos pais ou responsáveis pelas crianças avaliadas pelo serviço de psicodiagnóstico em uma clínica-escola de Psicologia de Belo Horizonte. Foram entrevistados os responsáveis por todas as crianças atendidas no período de julho a dezembro de 2012 na referida clínica. As entrevistas foram categorizadas e analisadas a partir da análise de conteúdo. A análise estatística assim como a análise qualitativa indicou que os responsáveis têm baixa compreensão sobre o processo ao que as crianças são submetidas e que a partir disto, criam expectativas de melhora ao final do psicodiagnóstico. Foi possível identificar alta frequência de conteúdos relacionados à melhora dos sintomas desde o início do processo, o que reiterou sobre a incompreensão acerca do psicodiagnóstico. Ao serem direcionadas para a dimensão avaliativa do psicodiagnóstico, foi reconhecida por todos os participantes a importância de se ter um diagnóstico preciso que possibilite a busca por tratamentos mais adequados. Portanto, a pesquisa mostra que as expectativas existem e que algumas delas se relacionam à falta de clareza sobre o processo de psicodiagnóstico e o que efetivamente ele tem como objetivo. Este é um estudo inicial que busca esclarecer questões referentes ao processo, porém em estudos sequentes é necessário aumentar a amostra e ampliar as questões a serem investigadas.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Infanto-juvenil, Psicodiagnóstico