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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 392-1

Poster (Painel)


392-1

Diferenças entre sexos em fatores de competência emocional e resiliência

Autores:
CASTRO, ANGÉLICA M. F. M.1, RICARTE, M. D.1, GAIÃO, E.S.1, BUENO, J. M. H.1
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50670-901)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A competência emocional é a capacidade de organizar o comportamento em maneiras eficientes de adaptação às exigências dinâmicas do ambiente em relação às emoções, enquanto que o construto resiliência é definido como um processo dinâmico resultante da adaptação positiva em contextos adversos. Por serem recentes no campo da psicologia, tais construtos precisam ser melhor estudados. Sendo assim, o estudo objetivou analisar as diferenças de sexo existentes nos fatores relacionados com a competência emocional e a resiliência. Como instrumentos, foram utilizados: 1) Questionário sócio demográfico; 2) Escala de Resiliência para adultos (RSA); e 3) Inventário de Competências Emocionais (ICE-R). A amostra foi composta por 169 participantes, do sexo masculino (33,7%) e feminino (65,7%), com idade média de 29,8 anos. Os resultados foram obtidos por meio de teste-t para amostras independentes, tendo sido assumidos níveis de significância p≤0.05. Em relação ao construto Competência emocional, as mulheres obtiveram escores significativamente mais elevados em Regulação de Emoções em Outras Pessoas e Expressividade Emocional. Quanto a Resiliência, as habilidades Competência social, Coesão familiar e Recursos sociais foram significativamente diferente entre os grupos, tendo as mulheres obtido escores superiores nas referidas habilidades. Dessa forma, pode-se observar que o sexo feminino apresentou melhor desempenho nas provas de conteúdo emocional que envolvia relacionamentos interpessoais. Esses resultados são compatíveis com a literatura, que costuma apontar o sexo feminino como mais habilidoso no processamento de informações emocionais.

Palavras-chave:
 sexo, resiliência, competência emocional