Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 393-1

Poster (Painel)


393-1

Estilos de Aprendizagem/Intelectuais: Estudo de Validade de uma Medida

Autores:
Furlan, Daiane Cristina1, Oliveira, Katya Luciane2, Monteiro Inácio, Amanda Lays3, Inácio, Franscilaine Flâmia4
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid- Pr 445, km 380, s/n / Cx. Postal 10. 011), 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid- Pr 445, km 380. s/n / Cx. Postal 10.011), 3 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid- Pr 445, km 380, s/n / Cx. Postal 10. 011), 4 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid- Pr 445, km 380, s/n / Cx. Postal 10.011)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Os estilos de aprendizagem/intelectuais podem ser compreendidos como a maneira particular que cada pessoa utiliza para apropriar-se dos conhecimentos. Trata-se da forma escolhida com base em uma preferência, para ser empregada na aquisição e processamento de novas informações, e assim, na construção de novos saberes. O objetivo desta pesquisa foi buscar evidências de validade relativa à análise de estrutura interna dos itens de uma escala de estilos de aprendizagem/intelectuais. Participaram 722 alunos do 2° ao 9° ano do ensino fundamental público. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, inicialmente com 80 itens, que foi aplicada coletivamente. A análise fatorial, por componentes principais e com rotação varimax indicou estrutura de quatro Dimensões para a escala. As Dimensões se agruparam da seguinte forma: Dimensão 1 – Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens. Dimensão 2 – Condições sociais, com 11 itens, a Dimensão 3 – Condições instrumentais, com 11 itens e a Dimensão 4 – Condições de atividade, com 12 itens. Os dados obtidos demonstraram que os itens da dimensão “Condições de atividade” não se agruparam do modo esperado, devido a tal fato conclui-se que novos estudos deverão ser realizados, visando o refinamento do instrumento. Isso já aconteceu em estudo anterior, de tal modo que esta dimensão deverá ser melhor estudada para estruturação futura.

Palavras-chave:
 Estilos de aprendizagem, Estilos intelectuais, Avaliação psicológica