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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 393-2

Poster (Painel)


393-2

Avaliação dos Estilos de Aprendizagem/Intelectuais

Autores:
Furlan, Daiane Cristina1, Oliveira, Katya Luciane2, Monteiro Inácio, Amanda Lays3, Inácio, Francislaine Flâmia4
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid- Pr 445, km 380 s/n, Cx. Postal 10. 011), 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid- Pr 445, km 380 s/n, Cx. Postal 10. 011), 3 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid- Pr 445, km 380 s/n, Cx. Postal 10.011), 4 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid- Pr 445, km 380 s/n, Cx. Postal 10.011)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A capacidade de aprender e construir novos conhecimentos nos defini enquanto seres humanos, a mesma é de fundamental importância para nosso processo evolutivo e sobrevivência. A forma como cada aprendizagem ocorre é particular a cada indivíduo, visto que somos seres distintos e ativos na construção de nossos saberes. A estas diferenças na maneira de apreender o conhecimento é nomeado de estilos de aprendizagem/intelectuais. Tal conceito refere-se a forma empregada por uma pessoa na absorção, processamento e produção de novos conhecimentos. Esta pesquisa visou levantar os estilos de aprendizagem/intelectuais de alunos do ensino fundamental. Participaram 722 alunos dos 2° ao 9° ano do ensino fundamental público do norte do estado do Paraná. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, inicialmente com 80 itens, que foi aplicada coletivamente. A escala apresenta 4 dimensões a saber: Dimensão 1 – Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens. Dimensão 2 – Condições sociais, com 11 itens, Dimensão 3 – Condições instrumentais, com 11 itens e a Dimensão 4 – Condições de atividade, com 12 itens. Os dados obtidos evidenciaram que as condições ambientais e pessoais foram os estilos predominantes nesta amostra. Revelando que a aprendizagem dos alunos tange maior direcionamento a estímulos físicos do ambiente imediato, tais como, iluminação, ventilação, ruído, espaço (tipo de ambiente – formal ou informal e sua estrutura física), bem também às preferências sensoriais, perceptuais e cognitivas do aprendiz na execução de uma tarefa (o fazer, observar, ouvir, ler, o ritmo de execução e resolução do problema) fazem diferença nessa amostra. Assim, conclui-se que conhecer o conceito, como também os estilos preferencias dos estudantes permite o desenvolvimento de estratégias educacionais mais eficazes e possibilita uma aprendizagem mais significativa. No entanto, novos estudos deverão ser realizados acerca do tema devido a sua relevância.

Palavras-chave:
 Avaliação psicoeducacional, Estilos de aprendizagem, Estilos intelectuais