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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 394-1

Poster (Painel)


394-1

Motivação intrinseca e compreensão de textos: análise correlacional das medidas com alunos do ensino médio

Autores:
Amanda Monteiro Inácio1, Katya Luciane de Oliveira1, Daiane Furlan1, Maria Luzia Mariano1
1 UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445), km 380 - Cx Postal 6.001)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A motivação pode ser compreendida segundo a teoria da autodeterminação como um conjunto de necessidades psicológicas inatas e orientação geral para o crescimento, sendo uma variável importante para a aprendizagem. Estudos têm demonstrado que o estilo motivacional do aluno pode associar-se ao seu interesse pelas atividades de estudo e leitura. Alunos mais motivados podem apresentar um melhor desempenho escolar e também conseguem estudar e ler com maior desprendimento. Dessa forma, foi objetivo do presente estudo avaliar de forma exploratória a possível relação entre a motivação intrinseca e a compreensão em leitura em alunos do ensino médio. Participaram 83 alunos matriculados no 1º ano do ensino médio de escolas públicas do norte do estado do Paraná, com idade média de 16 anos e 3 meses (Dp=4). Os alunos responderam a uma escala de estilo motivacional com 25 itens, abordando como o aluno se motiva no momento da aprendizagem e também utilizado um teste de Cloze em versão tradicional, isto é, um texto com 80 vocábulos usado com a omissão de todos os 5ºs vocábulos do texto e no local foi colocado um traço de tamanho proporcional a palavra omitida. A aplicação ocorreu de forma coletiva nos participantes que consentiram na participação e também consentidos por seus responsáveis legais. A pesquisa está em conformidade com o Comitê de ética da UEL. Os resultados indicaram que a correlação de Pearson evidenciou que a motivação intrinseca por se relacionou, ainda que tenha apresentado uma magnitude baixa, com a compreensão em leitura nessa amostra (r=0,324; p=0,001). Ao que parece à medida que o aluno é mais motivado intrinsecamente melhor é sua compreensão textual. Vale acrescentar que o coeficiente de correlação foi baixo, o que significa que os dados devem ser vistos com cautela. Os dados apresentados são exploratórios e devem ser aprofundados em estudos futuros.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicoeducacional, Ensino Médio, Motivação