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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 410-1

Poster (Painel)


410-1

Evidências de validade do Teste de Trilhas para Pré-escolares em alunos do Ensino Fundamental I

Autores:
Gabriela Lamarca Luxo Martins1, Natália Martins Dias2, Bruna Tonietti Trevisan1, Alessandra Gotuzo Seabra1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus São Paulo - Higienópolis), 2 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO (Avenida Franz Voegeli, 300)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As funções executivas (FE) estão associadas ao sucesso escolar e ao longo da vida. Uma de suas habilidades componentes é a flexibilidade cognitiva, que se refere à habilidade de mudar de perspectiva e adaptar-se às contingências do meio. Apesar da relevância de tais habilidades, ainda há poucos instrumentos de avaliação no contexto nacional. Este estudo investigou as evidências de validade do Teste de Trilhas para Pré-escolares (TT-PE) para alunos do Ensino Fundamental I. Participaram 210 crianças, ambos os gêneros, com idades entre 6 e 8 anos, sendo 90 do 1º ano e 120 do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de SP. As crianças foram avaliadas no TT-PE. O instrumento é baseado no paradigma Trails, mas os estímulos originais (letras e números) são substituídos por figuras, de modo a não demandar conhecimento formal. O TT-PE possui duas partes. A parte A demanda atenção, velocidade e busca visual. A parte B soma a demanda de flexibilidade cognitiva. ANOVA revelou efeito significativo da série sobre o desempenho em conexões e tempo de execução da tarefa na Parte A e nos desempenhos em conexões e sequências, além do tempo de execução, na Parte B. Em todos os índices, houve aumento do escore e diminuição no tempo de execução com a progressão da série escolar, provendo evidências de validade por relação com outras variáveis ao instrumento. Análise de correlação de Pearson entre os índices do TT-PE revelou correlações altas entre escores (conexão-sequência) de uma mesma parte do teste, porém as relações entre índices de partes diferentes tendeu a ser baixa, evidenciando que há diferentes demandas impostas pelas partes do teste. O TT-PE possui evidências de validade e dados normativos publicados para pré-escolares. O estudo amplia a possibilidade de uso do instrumento para avaliação de crianças no início do Ensino Fundamental.

Palavras-chave:
 Avaliação, Funções executivas, Pré-escolares