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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 423-2

Poster (Painel)


423-2

Características psicométricas da escala de Estratégias Autoprejudiciais em alunos portugueses

Autores:
Casanova, J.1, Miranda, L.1, Boruchovitch, E.2, Ganda, D.R.2, Freitas, F.1
1 UMINHO - Universidade do Minho (Campus de Gualtar - 4710-057 - Braga, Portugal), 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (Rua Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária, Campinas-SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As estratégias autoprejudiciais são atos ou justificativas dadas pelo aluno e que comprometem a realização das atividades acadêmicas. De um modo geral, os sujeitos usam essas estratégias nas situações em que antecipam não serem capazes de obter sucesso nas suas atividades ou ações. O presente estudo tem por objetivo apresentar a estrutura fatorial e o poder discriminativo dos itens da Escala de Estratégias Autoprejudicias na sua versão portuguesa, junto de uma amostra de 621 alunos do 9º ao 12º ano de escolaridade provenientes de escolas do ensino regular dos distritos do Porto e Braga. A análise fatorial exploratória indicou a existência de três fatores em vez dos dois da sua estrutura original brasileira. Os valores da consistência interna oscilam entre 0.59 e 0.86, sugerindo algumas fragilidades. Reflete-se sobre a necessidade da revisão de alguns itens e ou introdução de novos para o seu melhor aproveitamento entre estudantes portugueses. Discute-se a importância de se levar em conta as semelhanças e diferenças culturais na construção e na utilização de instrumentos psicológicos.

Palavras-chave:
 comportamentos autoprejudiciais, aprendizagem, medidas avaliativas, escalas