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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 492-2

Poster (Painel)


492-2

Avaliação Neuropsicológica de uma Criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade

Autores:
SILVANA LACERDA1, Carlos Freire2, CECÍLIA RAPOSO2, ALINE LACERDA2,3
1 ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Campo Grande, 376, 1749-024 - Lisboa), 2 ESUDA - FCHE - Faculdade de Ciências Humanas (R. Bispo Cardoso Ayres S/N - Santo Amaro -CEP 50050-480 Recife), 3 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária - 50670-901 Recife)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio do neurodesenvolvimento mais comum na infância. A apresentação clínica do TDAH compreende três categorias principais de sintomas — desatenção, impulsividade e hiperatividade — que se manifestam em ambientes diferentes e causam comprometimento funcional. Este trabalho tem como objetivo descrever a avaliação neuropsicológica de uma criança com TDAH. Para isso, foram utilizados os seguintes testes: Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC), teste Gestáltico Visomotor de Bender (TGVB), Figuras Complexas de Rey (FCR) e Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA). A criança tinha 9 anos e não fazia uso de psicofármacos. Ao avaliar as habilidades de leitura (PROLEC), quando comparado a sujeitos com o mesmo nível escolar que o dele, foi possível observar grandes dificuldades desde as tarefas consideradas mais simples, como falar os nome ou som das letras, especificadas no teste, até as tarefas de leitura de palavras e pseudopalavras, estruturas gramaticais, sinais de pontuação, compreensão de orações e textos. No TGVB, a criança obteve escore de 14 e percentil de 85, considerados inferiores para sua faixa etária. No teste das FCR, a criança obteve um escore de 20 pontos, que representa um percentil 20 (inferior) para sua faixa etária. No BPA, o examinando obteve pontuações e percentis inferiores para atenção concentrada, dividida e alternada. Além da dificuldade na leitura e compreensão de textos, o participante mostrou déficits em funções visuoconstrutivas e motoras, avaliados pelo TGVB e FCR e déficits Atencionais, avaliados pelo BPA. Palavras chave: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; Percepção visuoconstrutiva; Atenção

Palavras-chave:
 Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperat, Percepção Visuomotora, Atenção