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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 521-1

Poster (Painel)


521-1

Avaliação das Estratégias de Aprendizagem em alunos do Ensino Fundamental.

Autores:
INÁCIO, Francislaine Flâmia.1, OLIVEIRA, Katya Luciane de1, FURLAN, Daiane Cristina1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid - PR 445 Km 380 s/n. Campus Universitário, Londrina, PR)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A teoria do processamento da informação que embasa a prática dos psicólogos cognitivistas contribui para o desenvolvimento das estratégias de aprendizagem enquanto procedimento envolvido na promoção do aprender a aprender. As estratégias de aprendizagem contribuem para que o aluno possa controlar o processamento da informação de forma a facilitar o seu processo de aquisição do conhecimento, por meio do armazenamento e recuperação da informação. Com isso, o objetivo do presente estudo foi avaliar as estratégias de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 30 alunos, ambos os sexos, com idade entre 8 a 15 anos que frequentavam do 2º ao 9º ano de escolas públicas de uma cidade do norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental – EAVAP-EF, composta de 31 itens que avaliam a ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais e a utilização das estratégias cognitivas e metacognitivas. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos não fazem uso de estratégias metacognitivas disfuncionais, sendo que a diferença foi maior em estudantes do 2º ao 5º ano escolar. Em relação às estratégias cognitivas foi possível verificar que o seu uso estava presente em, aproximadamente, metade dos alunos pesquisados. Por fim, nas estratégias metacognitivas houve uma diferença entre os alunos do 2º ao 5º em relação àqueles do 6º ao 9º ano, constatando que o primeiro grupo apresentou maior uso dessas habilidades do que o segundo. Pesquisas têm apontado para o fato de que as estratégias de aprendizagem tendem a se especializar com o aumento da idade e escolaridade o que difere dos resultados encontrados nesta pesquisa, mas estudos também indicam que as estratégias mais elaboradas podem ser informadas a crianças mais novas.

Palavras-chave:
 Avaliação, Ensino Fundamental, Estratégias de Aprendizagem, Psicologia Escolar