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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 521-2

Oral (Tema Livre)


521-2

Avaliação das Estratégias de Aprendizagem em alunos com diagnóstico de Dislexia e TDAH.

Autores:
INÁCIO, Francislaine Flâmia.1, OLIVEIRA, Katya Luciane de1, FURLAN, Daiane Cristina1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid - PR 445 Km 380 s/n. Campus Universitário, Londrina, PR)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As estratégias de aprendizagem são um conjunto de procedimentos que buscam realizar uma determinada tarefa ou obter uma informação a fim de facilitar a aprendizagem. Tais estratégias possibilitam eficácia no armazenamento das informações, na recuperação da informação e no controle e reflexão sobre o processo de aprender. O uso de estratégias de aprendizagem por alunos com dificuldades no desempenho acadêmico podem contribuir para a melhoria nas habilidades escolares. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as estratégias de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental com diagnóstico de Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, além daqueles sem dificuldade escolar. Foram avaliados 90 alunos do 2º ao 9º ano escolar, sendo 60 sem dificuldade de aprendizagem e 30 com diagnóstico, desses 15 com Dislexia e 15 com TDAH. Os dados foram coletados por meio da Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental – EAVAP-EF, composta de 31 itens que avaliam a ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais e a utilização das estratégias cognitivas e metacognitivas. Os resultados apontaram que apenas o grupo de alunos com TDAH apresentaram maior índice no uso de estratégias metacognitivas disfuncionais. Em relação às estratégias cognitivas foi verificado que nos três grupos a maior parte dos alunos não faz uso dessas habilidades. E, por fim, nas estratégias metacognitivas constatou-se que a maior parte do grupo sem dificuldade escolar faz uso dessa habilidade ao contrário do que ocorre nos grupos de alunos com Dislexia e TDAH. As dificuldades no uso de estratégias de aprendizagem (cognitivas e metacognitivas), principalmente, no grupo de alunos com diagnóstico, podem contribuir para o baixo rendimento escolar e o aumento na dificuldade de aprender. Com isso, alunos que apresentam um desempenho insatisfatório na escola também podem melhorar o rendimento acadêmico por meio dessas estratégias.

Palavras-chave:
 Avaliação, Dislexia, Ensino Fundamental, Estratégias de Aprendizagem, TDAH