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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 522-1

Poster (Painel)


522-1

Medidas de taxa e acurácia para triagem da fluência leitora de crianças: pontos de corte, sensibilidade e especificidade

Autores:
Lúcio, P. S.1,2, Carvalho, C. A. F.2, Kida, A. S. B.2, Cogo-Moreira, H.2, Monteiro, A. L.1, Furlan, D. C.1, Shigaki, G. S.1, Costa, M. O.2, Maireno, D. P.1,3, Avila, C. R. B.2
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rod. Celso Garcia Cid, PR 445 km 380, CEP 86.057-970, Londrina-PR), 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Rua Botucatu, 802, Vila Clementino, São Paulo/SP CEP 04023-900), 3 PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Rua Monte Alegre, 984 - Perdizes, São Paulo - SP, 05014-901)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A velocidade da produção da fala e a precisão das pronúncias são marcadoras do reconhecimento automático das palavras lidas oralmente. Além de fatores tradicionais, como o vocabulário, a leitura rápida e acurada mostra-se essencial para a compreensão leitora, permitindo que recursos de memória despendidos na decodificação se voltem para a compreensão do texto. A taxa (número de palavras lidas por minuto) e a acurácia (número de palavras lidas corretamente por minuto) são medidas utilizadas para a avaliação do reconhecimento de palavras em contexto, sendo úteis para definir os parâmetros mínimos de decodificação para que a compreensão seja avaliada. Como vantagem, a taxa não exige classificar a precisão da pronúncia, o que acelera o processo de triagem (screening). O estudo investiga se as medidas de taxa e acurácia são clinicamente diferentes para estabelecer as condições mínimas de fluência leitora e decodificação para a compreensão e define pontos de corte para a melhor medida encontrada. Este constitui um estudo retrospectivo, realizado a partir de dados coletados por vários projetos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIFESP. Analisaram-se protocolos de 147 crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de São Paulo. Cada grupo de criança leu um texto retirado de livros didáticos, adequado à faixa etária. Os pontos de corte do 2º ano foram estimados para a melhor medida encontrada, utilizando funções não lineares. Áreas sob a curva ROC (Receiver Operating Characteristics curve) foram estimadas utilizando o programa Datafit9. A taxa e a acurácia apresentaram resultados semelhantes em termos de sensibilidade e especificidade (área sob a curva ROC > 0,80), assim, pontos de corte foram estabelecidos para a taxa, por ser mais prontamente coletável (50, 66, 77 e 95 palavras lidas por minuto, respectivamente para crianças do 2º ao 5º ano).

Palavras-chave:
 acurácia, compreensão leitora, especificidade, sensibilidade, taxa