Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 522-2

Poster (Painel)


522-2

Evidencias de validade para a Prova de Nomeação Rápida para Crianças

Autores:
Lúcio, P. S.1,2, Carvalho, C. A. F.2, Kida, A. S. B.2, Costa, M. O.2, Monteiro, A. L.1, Cogo-Moreira, H.2, Avila, C. R. B.2
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rod. Celso Garcia Cid, PR 445 km 380, CEP 86.057-970, Londrina-PR), 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Rua Botucatu, 802, Vila Clementino, São Paulo/SP CEP 04023-900)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A nomeação seriada rápida constitui uma das formas de se investigar a eficiência do acesso lexical. O presente trabalho relata alguns estudos de validação da Prova de Nomeação Rápida, criada com o objetivo de avaliar a nomeação de figuras por crianças. A Prova é composta por seis figuras que se repetem aleatoriamente em dois cartões (Parte A e Parte B). Uma amostra representativa de alunos cursando do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de São Paulo-SP respondeu à Prova de nomeação e realizaram uma tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladas (decodificação). As variáveis dependentes foram o tempo de execução e o número de acertos. Os dados foram analisados por meio de ANOVAS, correlações (Spearman), testes-t e análises de regressão (sendo a decodificação o desfecho latente e o tempo de execução e o número de acertos as variáveis preditores observáveis). Conforme esperado: (1) ocorreu efeito de escolaridade para o tempo de execução e acertos, com nomeações mais rápidas e precisas para as crianças dos anos finais (ANOVA); (2) ambas as partes apresentaram correlações estatisticamente significantes (Spearman); (3) houve menor precisão e maior tempo de execução para a Parte B (teste-t); (4) o tempo de execução e a precisão foram preditores da decodificação na leitura (regressão). Os resultados apresentam evidências favoráveis para a validade da tarefa criada.

Palavras-chave:
 decodificação, nomeação seriada rápida, validade