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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 525-1

Poster (Painel)


525-1

Avaliação de habilidades linguísticas relacionadas à compreensão de leitura em alunos do Fundamental I

Autores:
Ferraz, A. S.1, Santos, A.A.A.1
1 USF - Universidade São Francisco (End.: Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A compreensão de leitura se refere à apreensão das ideias fundamentais transmitidas pelo texto. Dentre os diversos componentes envolvidos nesta habilidade se destacam o reconhecimento de palavras e a consciência fonológica. Este estudo se propôs a investigar a relação de ambos por meio da Escala de Reconhecimento de Palavras (EREP) e o Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF) com a compreensão de leitura, na qual se utilizou dois textos do teste de Cloze. A presente pesquisa também buscou possíveis diferenças para as variáveis sexo, ano escolar e região de moradia dos participantes. A amostra do estudo contou com 390 alunos do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, provindos das cinco regiões brasileiras, sendo 181 meninos e 209 meninas com idade média de 9 anos e dois meses. O teste de correlação r de Pearson indicou para o teste de Cloze e a EREP r = 0,78, p < 0,001 e para o teste de Cloze e o RACF r = 0,39; p < 0,001. As análises mostraram que o desempenho das meninas foi significativamente superior no teste de Cloze (M= 11,8) e a EREP (M= 37,91), ambos com o valor p < 0,001. Encontrou-se na variável ano escolar um valor p < 0,001 para os três instrumentos, no qual os alunos do 5° ano apresentaram um desempenho superior em oposição aos do 3° ano. Na variável região de moradia dos participantes os alunos da região Sul tiveram as maiores médias nos três instrumentos em comparação às demais regiões (teste de Cloze, M= 13,51; EREP, M= 40,64; RACF, M= 13,36) com p < 0,001. Considerando a relevância da avaliação das habilidades linguísticas reconhece-se a necessidade de realização de novos estudos abarcando esta temática.

Palavras-chave:
 reconhecimento de palavras, consciência fonológica, avaliação psicológica