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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 533-1

Oral (Tema Livre)


533-1

ESCALA WECHSLER DE INTELIGÊNCIA (WISC-IV): UMA PROPOSTA CONCEITUAL BUSCANDO O MODELO DE INTELIGÊNCIA CHC

Autores:
Mariângela Macedo2,2, Mettrau2, Márcia Mota2,2
2 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira (Av. Marechal Deodoro Centro - Niterói RJ.)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este estudo teve como objetivo geral trazer contribuições conceituais para compreensão da Escala Wechsler de Inteligência para crianças, 4ª edição, (WISC-IV) padronização brasileira, buscando o modelo de inteligência CHC (Cattell-Horn-Carrol). Como objetivo específico, apresentar a estrutura completa da escala, incluindo tipos de tarefas intelectuais, aspectos de validação e padronização e comparações com a escala anterior (WISC III). O WISC IV é um instrumento clínico de aplicação individual, que tem a finalidade de avaliar a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas de crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 anos e 0 meses e 16 anos e 11 meses. Está composta por 15 subtestes, divididos entre Índices Fatoriais (ICV, IOP, IMO, IVP), compondo o Quociente de Inteligência Geral (QIT). No WISC-IV, os subtestes Informação (IN), Semelhanças (SM), Vocabulário (VC) e Compreensão (CO) são medidas de fatores específicos da inteligência cristalizada; o subteste Aritmética (AR) do fator Conhecimento Quantitativo. O subteste Dígitos (DG) e Sequência de Números e Letras (SNL) mede o fator memória de curto prazo. Os subtestes Cubos e Completar Figuras medem o processamento visual. Os subtestes Código (CD), Procurar Símbolos (PS) e Cancelamento (CA) são específicos de Velocidade de Processamento. Acréscimo relevante foi o Raciocínio Matricial (RM) medindo inteligência fluida. Comparando com os estudos de validade do WISC-III, 3ª edição, apontados na literatura, pôde-se concluir que o WISC-IV, 4ª edição, teve (principalmente no que se refere ao estrato II), sustentação teórica à Teoria CHC, enfatizando a natureza multidimensional da inteligência ao invés da visão unidimensional a qual dominou o início do desenvolvimento dos testes psicométricos. Entretanto, estudiosos da área não descartam a possibilidade das escalas Wechsler contemplarem outras teorias da inteligência e não pertencerem a um modelo exclusivamente. Continuidade de estudos se fará necessário devido à publicação recente do WISC-IV, versão brasileira.

Palavras-chave:
 Escala Wechsler de Inteligência, Teoria Cattell- Horn- Carrol (CHC), WISC-IV