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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 548-2

Oral (Tema Livre)


548-2

Dificuldades da formação e prática de Avaliação Psicológica fora do eixo sul-sudeste brasileiro

Autores:
Sara Rezende Coutinho1, Ana Idalina de Paiva Silva1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás (Goiânia)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Avaliação psicológica é a única prática profissional exclusiva do psicólogo no Brasil. Laudos e pareceres decorrentes deste trabalho fundamentam decisões significativas para a sociedade em todas as áreas de atuação da psicologia, como no trânsito, na clínica e hospitalar, jurídica, citando apenas alguns exemplos. Desta forma, o ensino de avaliação psicológica deve ser meticulosamente cuidado nos cursos de graduação em Psicologia, garantindo a prática profissional científica e de qualidade. No entanto, muitas são as dificuldades encontradas na formação nesta área em estados afastados dos grandes centros pesquisadores que se encontram majoritariamente no eixo sul-sudeste do Brasil. Visando compreender as dificuldades na formação em avaliação psicológica, buscou-se descrever as possíveis discrepâncias entre as diferentes regiões brasileiras a partir de dois pontos: 1) Levantamento das livrarias credenciadas, pois percebe-se que há dificuldade para aquisição de protocolos e testes, que são monopolizados por poucas ou única livraria credenciada, e que geralmente não os mantém a pronta entrega, exigindo longas esperas para uso; 2) Levantamento de pesquisas em avaliação psicológica realizadas nos últimos 15 anos. Os resultados obtidos revelam discrepâncias significativas. Por exemplo, a região Sudeste possui 16 livrarias credenciadas, enquanto a região Centro-Oeste possui 6. Nos últimos 15 anos a região Sudeste publicou 152 artigos na área, o Sul 31, e Centro-Oeste apenas 8. Estes entraves têm contribuído para a baixa qualificação dos profissionais, que implicam em prejuízos no papel científico e social da psicologia. Desta forma, é fundamental debater o tema entre os colegas, deliberando sobre possíveis estratégias para aprimorar a tão importante prática didática da avaliação psicológica.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Formação, Prática