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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 557-1

Oral (Tema Livre)


557-1

O Talento por uma Perspectiva de Gênero: Contribuições para Identificação e Avaliação de Indivíduos Talentosos

Autores:
Renata Muniz Prado1
1 UNB - Universidade de Brasilia (Campus Darcy Ribeiro Asa Norte - DF)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Diversos estudos enfatizam as dificuldades enfrentadas pela mulher contemporânea, ressaltando a influência das forças sociais e culturais no desenvolvimento e expressão dos seus talentos. A sub-representação das mulheres nos espaços de poder e as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento e expressão dos seus potenciais são reflexos de vários fatores como por exemplo os estereótipos de gênero e as expectativas sobre o desempenho dos papéis femininos, o que impacta não apenas os padrões de comportamentos incorporados e desempenhados pela mulher, mas também a estrutura do campo em que está inserida. Pesquisadoras da área de talento humano questionaram as concepções existentes, principalmente por serem embasadas em valores androcêntricos, além de que eram formuladas majoritariamente por homens. Portanto, buscaram ampliar a compreensão desse fenômeno ao elaborarem concepções e modelos de talento que também abrangessem aspectos apontados em seus estudos como mais significativos para as mulheres, tais como: a possibilidade de conciliar carreira e autorrealização, a possibilidade de equilibrar vida profissional, pessoal e familiar; e a presença de relacionamentos satisfatórios como fator enriquecedor do processo de desenvolvimento do talento. Sendo assim, este trabalho busca contribuir para maior compreensão do desenvolvimento do talento em mulheres e, com base em recentes investigações, discutir os fatores que facilitam e dificultam uma performance feminina de destaque. As informações apresentadas neste trabalho poderão suscitar o desenvolvimento de outros estudos sobre o talento feminino, ampliar a compreensão da identificação e avaliação de indivíduos talentosos, além de auxiliar a elaboração e a implementação de programas e serviços de atendimento a crianças e adolescentes talentosas bem como de políticas públicas dirigidas às mulheres.

Palavras-chave:
 Gênero, Talento, Identificação superdotados, Avaliação superdotados