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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 564-1

Oral (Tema Livre)


564-1

Adaptação e Validação do Questionário de Aprendizagem Social de Akers

Autores:
Oliveira1, Coutinho1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Cidade Universitária - Campus I - João Pessoa-PB), 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Cidade Universitária - Campus I - João Pessoa-PB)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A explicação do que leva um indivíduo a não se conformar às normas sociais, ou seja, emitir um comportamento desviante, delitivo, é objeto de investigação no campo da Criminologia. Uma das teorias que busca responder a esta questão é a Teoria da Aprendizagem Social de Akers. Este estudo teve como objetivo adaptar e validar um instrumento de avaliação dos fatores da teoria da aprendizagem social do crime e do desvio em uma amostra de jovens brasileiros. Para tanto, efetuou-se um estudo de delineamento correlacional, de cunho quantitativo. Iniciou-se com um processo de tradução em duas vias, translation e backtranslation, além de se efetuar uma análise teórica dos itens. O resultado destas etapas foi avaliado quanto a equivalência semântica e conceitual, e então efetuou-se um pré-teste desta versão com 40 adolescentes que cursavam entre o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Após esta etapa buscou verificar a propriedades psicométricas do instrumento, a partir da efetuação de uma análise fatorial exploratória, para verificar a estrutura fatorial do instrumento a partir da indicação teórica dos fatores: associação diferencial, imitação, reforço diferencial e definições, e, com a efetuação do alfa de Cronbach, verificar a fidedignidade de cada uma das dimensões resultantes. No segundo estudo, aplicou-se a versão resultante do pré-teste a 400 adolescentes. Os resultados apontam para propriedades psicométricas satisfatórias. A evidência de validade e confiabilidade das medidas de elementos da teoria do aprendizagem social do crime e do desvio proporcionam aos pesquisadores e envolvidos nos processos de educação em geral, um instrumento importante na compreensão de processos atuantes na adoção, manutenção e mudança do comportamento desviante em adolescentes.

Palavras-chave:
 Aprendizagem Social, Comportamento desviante, Comportamento desviante