Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 583-2

Poster (Painel)


583-2

Evidências de validade do Inventário de Organização da Personalidade- Brasil (IPO-Br): Relação com o modelo dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade

Autores:
Silveira, L. B.1, Oliveira, S. E. S. de.1, Bandeira, D. R.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2600 Bairro Santa Cecília, Porto Alegre - RS, Cep 90035-003)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: O Inventário de Organização da Personalidade (IPO) é um instrumento de autorrelato desenvolvido para avaliar o funcionamento patológico da personalidade, tendo sido adaptado para o Brasil recentemente. Baseado na teoria da Organização da Personalidade (OP) de Otto Kernberg, o instrumento propõe-se a medir as funções psicológicas centrais para o diagnóstico estrutural da personalidade, a saber, a Difusão da Identidade (DI), as Defesas Primitivas (DP) e o Teste de Realidade (TR). Possui duas escalas adicionais que mensuram a Agressão (Ag) e os Valores Morais (VM), variáveis psicológicas alteradas em casos graves de transtornos de personalidade (TP). Estudos com pacientes com TP, por meio do Modelo dos Cinco Grande Fatores (MCGF), têm apontado que altos escores em Neuroticismo e baixos escores em Socialização e Realização constituem um perfil presente em grande parte dos TP. Objetivo: Investigar evidência de validade convergente do IPO-Br com o MCGF. Método: Participaram do estudo 170 indivíduos (idade M= 34,4; DP= 12,61; 59,4 % feminino), sendo 61,2% pacientes em atendimento psiquiátrico ou psicológico. Todos responderam ao IPO-Br e à Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). Resultados: Foram encontradas altas correlações positivas entre todas as escalas do IPO-Br com o fator Neuroticismo (r variou de 0,72 [DI] a 0,55 [VM], p < 0,01) e correlações negativas de magnitude moderada com os fatores Socialização (r variou de -0,58 [AG] a -0,46 [DI], p < 0,01) e Realização (r variou de -0,35 [AG] a -0,21 [DI], p < 0,01). Correlações de baixa magnitude ou sem significância estatística foram observadas com os fatores Extroversão e Abertura (r variou de -0,20 a 0,00). Conclusão: Os resultados indicam evidências de validade do IPO-Br, uma vez que houve uma convergência entre as medidas do funcionamento patológico da personalidade do IPO-Br e o perfil dos TP de acordo com o MCGF.

Palavras-chave:
 Psicometria, Transtornos de Personalidade, Validade