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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 584-2

Poster (Painel)


584-2

Levantamento do perfil de adolescentes avaliados em um serviço-­escola

Autores:
Souza, D. S.1, Resmini, G. F.1, Kroeff, C. R.1, Yates, D. B.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - RS)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: O Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP/UFRGS) é um serviço­escola que presta psicodiagnóstico à comunidade. O psicodiagnóstico é um processo que utiliza diferentes métodos, técnicas e instrumentos, a fim de compreender melhor o funcionamento de um indivíduo e, a partir da síntese dos resultados obtidos, realizar encaminhamentos personalizados. O presente estudo objetivou verificar o perfil de adolescentes que buscaram avaliação psicológica entre os anos de 2010 e 2014 no CAP/UFRGS. Método: O estudo foi descritivo, retrospectivo e transversal, com uma amostra de 70 participantes, sendo 58.6% do sexo masculino, com média de idade de 13,7 anos (DP=1,67), residentes em Porto Alegre, na região metropolitana e no interior do estado. Para análise dos dados, foram utilizadas estatísticas descritivas (médias e frequências). Foram asseguradas as exigências éticas, sendo o projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da UFRGS. Resultados: O levantamento indicou que 97,1% dos adolescentes foram encaminhados por outros profissionais ou pela escola, e o restante buscou espontaneamente o serviço. As queixas mais frequentes foram dificuldades de aprendizagem, seguidas por suspeita de Deficiência Intelectual. 44,3% dos pacientes avaliados receberam diagnóstico ao final da avaliação. Dentre esses, Deficiência Intelectual (67,7%) foi o mais frequente, seguido de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (19,3%) e Transtorno de Ansiedade (12,9%). Conclusão: Observou-se que tanto as queixas como os diagnósticos recebidos evidenciam demora na identificação e/ou no encaminhamento dos casos para avaliação, visto que, em sua maioria, as dificuldades de aprendizagem poderiam ter sido percebidas no início da escolarização. Esse período sem acompanhamento específico pode agravar o desempenho acadêmico e as relações sociais desses adolescentes. Assim, ressalta­se a importância da identificação precoce de dificuldades cognitivas, bem como dos seus impactos nas relações do adolescente por parte da família, da escola e dos profissionais de saúde.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, psicodiagnóstico, adolescentes