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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 608-1

Poster (Painel)


608-1

Avaliação de leitura em adultos: Apresentação de instrumentos e dados psicométricos preliminares

Autores:
Oliveira, P1, Pontes, J1, Dias, N1, Macedo, E2, Mecca, T1
1 UNIFIEO - Centro Universitário Fieo (Av. Franz Voegeli, 300, Osasco-SP), 2 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzzie (São Paulo-SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Devido ao seu impacto em diversas instâncias da vida do indivíduo, como na escolar, ocupacional e social, a leitura tem sido amplamente pesquisada e discutida em áreas como psicologia e educação. Porém, a grande maioria desses estudos é direcionada para a infância. A literatura nacional é escassa no que tange à avaliação de leitura em adultos a partir de instrumentos padronizados, com propriedades psicométricas adequadas a essa população. O presente estudo tem por objetivo apresentar dois instrumentos de avaliação de leitura para população adulta e dados acerca de suas características psicométricas. Foram avaliados 54 sujeitos entre 18 e 57 anos (M=24,16; DP = 7,34), com Ensino Médio completo ou cursando a graduação. As avaliações foram realizadas utilizando o Teste Computadorizado de Competência de Leitura de Palavras para Adultos (TCLP-2), um teste de desempenho que avalia a habilidade de reconhecimento de palavras, e o Adult Dyslexia Checklist (ADC), um questionário de autorrelato que avalia a presença de indicadores de dislexia. Não houve efeito de escolaridade e gênero para ambos os instrumentos. Análise intra-sujeitos revelou que o tempo de resposta foi menor nos itens corretos do TCLP-2 em comparação aos demais itens, como inversão, troca fonológica, erro ortográfico e pseudohomófona. Tal resultado pode ser devido ao tipo de processamento envolvido na leitura desse tipo de item. Observou-se que 18,5% dos participantes relataram dificuldades de leitura no ADC. Dados de precisão se mostraram adequados para ambos os instrumentos, com valores de Spearman-Brown e alfa de Cronbach maiores que 0.70. Houve correlação negativa, significativa e de magnitude moderada entre o total de acertos no TCLP-2 e as dificuldades relatadas no ADC. O estudo apresenta dados psicométricos preliminares do TCLP-2 e do ADC. Estudos futuros com os instrumentos poderão contribuir à área de avaliação de leitura em adultos.

Palavras-chave:
 Apresndizagem, Avaliação Psicológica, Instrumento de avaliação, Dislexia