Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 622-1

Poster (Painel)


622-1

Potencial de Aprendizagem em escrita de adolescentes e hábitos de leitura e escrita dos pais/cuidadores

Autores:
Gabriela Bertoletti Diaz1, Léia Gonçalves Gurgel1, Lívia Teixeira de Padilha1, Richard Chuquel de Ávila1, Cíntia Cendron1, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly2, Caroline Tozzi Reppold1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Porto Alegre, Sarmento Leite, 245), 2 UNB - Universidade de Brasilia (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910-900)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: O Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita – TIDE pretende avaliar o potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos em alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental. É composto pelas etapas de pré-teste, módulo instrucional e pós-teste, e possui três medidas: Escores I (alterações por elemento da narrativa), II (utilização das respostas dadas) e III (diferença entre os textos pré e pós-teste). Objetivo: Buscar evidências de validade do TIDE com base em critérios externos voltados para os hábitos de leitura e escrita dos pais/cuidadores. Método: A amostra foi composta por 299 participantes com idade entre 10 a 17 anos, estudantes da rede pública e privada de Porto Alegre. Os dados sobre os hábitos de leitura e escrita dos pais eram respondidos, pelos mesmos, num questionário com dados sóciodemográfico. Resultados: A análise foi realizada por meio da correlação de Spearman, utilizando os escores do TIDE e a frequência dos hábitos de leitura e escrita dos pais ou responsáveis. Observou-se correlação significativa positiva entre o escore II do TIDE e os hábitos de leitura dos pais. Estes resultados corroboram estudos anteriores que constataram maior frequência do hábito de leitura dos pais em alunos do ensino fundamental com menos erros ortográficos. Estudos na área da neuropsicologia cognitiva afirmam que estes hábitos têm um impacto no desenvolvimento e na estimulação cognitiva propiciadas pelo ambiente familiar. Estudos na área da educação apontam que a maior frequência de leitura por parte dos pais está associada a um maior acompanhamento nas tarefas escolares de seus filhos, gerando resultados favoráveis na aprendizagem. Conclusão: Observa-se validade de critério do TIDE e relevante relação entre o potencial de aprendizagem de escrita de textos narrativos e os hábitos de leitura e escrita dos pais/cuidadores. Sugere-se a realização de estudos futuros apontando estratégias para o estímulo destas habilidades.

Palavras-chave:
 adolescentes, escrita, estudo de validade