Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 633-1

Poster (Painel)


633-1

A utilização de instrumentos dinâmicos e psicométricos na avaliação do Potencial de Aprendizagem de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática.

Autores:
Teixeira, L. P.1, Gurgel, L. G.1, Joly, M. C. R. A2, Reppold, C. T.1
1 UFCSPA - Universidade federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Rua Sarmento Leite, 245 - Centro - Porto Alegre/RS), 2 UNB - Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF, 70910-900)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O potencial de aprendizagem é utilizado na abordagem da avaliação assistida/dinâmica, representando a capacidade do sujeito para aproveitar-se de um treinamento dirigido. A avaliação dinâmica e a psicométrica apresentam três principais diferenças metodológicas: Quanto ao paradigma teórico; oferta de feedback ao examinando; interação do avaliador com o examinando. Diante disso, este trabalho verificou sistematicamente na literatura os estudos que utilizaram a as duas abordagens na avaliação do potencial de aprendizagem de crianças e adolescentes. A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, Medline (acessado via Pubmed), PsycInfo, Lilacs e Scopus, no período entre 2000 e 2014, a partir dos descritores “Learning potential” e “child” (e suas variantes), combinados com o termo “assessment” e “evaluation”. Foram incluídos estudos com crianças ou adolescentes que utilizassem instrumentos dinâmicos e psicométricos com a finalidade de verificar a associação entre eles. Foram excluídos estudos teóricos ou não obtidos na íntegra. Os resultados apresentaram 173 estudos, dentre os quais 14 atendiam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos. Nestes, foram identificados 11 instrumentos dinâmicos e 18 instrumentos psicométricos. Os estudos foram agrupados em 3 categorias: verificação de evidências de validade de um instrumento dinâmico; complementaridade do resultado da avaliação; verificação de evidências de validade de um instrumento estático. A categoria com maior número de estudos foi a primeira. Apenas um estudo utilizou associação entre os instrumentos para validade de instrumento psicométrico. Grande parte dos estudos encontrou associações que resultaram em evidências de validade para instrumento dinâmico. A maior parte dos estudos que verificou correlação não encontrou associações significativas entre o construto medido pelo teste dinâmico e pelo psicométrico, o que evidenciou a independência entre determinadas variáveis, sobretudo no desempenho de crianças com dificuldades de aprendizagem, bem como a complementariedade dos dois métodos para diagnóstico do potencial de aprendizagem e evidências de validade de instrumentos dinâmicos.

Palavras-chave:
 Potencial de aprendizagem, avaliação dinâmica, avaliação psicométrica, revisão sistemática