Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 633-2

Poster (Painel)


633-2

Potencial de aprendizagem e ansiedade em adolescentes: Evidências de validade do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita (TIDE)

Autores:
Teixeira, L. P.1, Gurgel, L. G.1, Diaz, G.B.1, Campagnoli, T. F.1, D'Azevedo, L.1, Joly, M. C. R. A2, Reppold, C. T.1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegr (Rua Sarmento Leite, 245 - Centro - Porto Alegre/RS), 2 UNB - Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF, 70910-900)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Sabe-se que um desempenho escolar adequado depende de uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos ao sujeito. Tem-se demonstrado que a ansiedade, por exemplo, influencia negativamente no rendimento acadêmico dos alunos, sendo evidenciada a importância de seu estudo neste contexto. Nesse sentido, objetiva-se relacionar o potencial de aprendizagem em escrita e a ansiedade de adolescentes, além de apresentar evidências de validade do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita – TIDE com base em variáveis externas. O TIDE propõe-se a avaliar o potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos em alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e possui três medidas: escores I, II e III. O primeiro representa as alterações por elementos da narrativa, o segundo relaciona-se à utilização das respostas dadas, e o terceiro descreve a diferença entre os textos pré e pós-teste. Para tanto, utilizou-se a Escala de Avaliação de Ansiedade em Adolescentes, composta pelo fator 1 – Indicadores de ansiedade – e fator 2 – Controle de ansiedade. A amostra de participantes foi de 299 alunos da rede pública e privada de ensino de Porto Alegre, com idade entre 10 a 17 anos. Os resultados apontaram correlações significativas negativas entre o Escore III do TIDE e o fator 1 da Escala de Ansiedade. Deste modo, quanto maior e mais frequentes os sintomas de ansiedade, menor o desempenho no Escore III. Estes dados corroboram estudos anteriores sobre a ansiedade em escolares com dificuldade de aprendizagem e também sobre o impacto da ansiedade em habilidades cognitivas. Conclui-se, portanto, que há relação entre o potencial de aprendizagem e a ansiedade em adolescentes, além de importantes evidências de validade do TIDE, demonstrando a adequação deste instrumento.

Palavras-chave:
 Potencial de aprendizagem, Ansiedade, Evidências de validade, Adolescente