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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 660-1

Oral (Tema Livre)


660-1

DESAFIOS PRÁTICOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Autores:
Julianne Queiroga1, Tatiana Tostes1
1 UNIFOR - Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Psicodiagnóstico pode ser compreendido como um método científico, com objetivo, tempo e papéis definidos, que tem em vista obter um entendimento profundo e completo da personalidade do examinando, incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Para isso, através de uma série de etapas, são utilizados técnicas e testes psicológicos, finalizando com a devolutiva de resultados e orientações ao paciente, após integração e seleção de dados. O presente trabalho teve como objetivo realizar um processo de psicodiagnóstico, inserindo o aluno no universo das estratégias de diagnóstico, planejamento e intervenção em psicologia. O examinando foi uma criança de 7 anos e 6 meses de idade, sexo masculino, que frequenta o infantil 5 de uma escola particular da cidade de Fortaleza-CE.Chegou encaminhado pela escola em decorrência de dificuldade de adaptação às regras e normas escolares, problemas em manter a atenção nas atividades em sala de aula, dificuldade de socialização, agressividade com professores e colegas, bem como experiência de expulsão em algumas escolas. Foi submetido à avaliação psicológica como condição necessária à sua permanência na atual escola onde estuda. Durante o processo de avaliação, o paciente externou alguns comportamentos que denunciava uma coordenação motora fina pouco elaborada. Apresentava, também, dificuldade na coordenação motora grossa, uma vez que corria batia nas paredes, mesa, caia e não conseguia parar até colidir com algo. Sua linguagem se apresentava comprometida – falas mal compreensíveis, balbucios –, mesmo compreendendo satisfatoriamente os comandos maternos, embora não os obedecesse sempre. O sujeito avaliado apresentou prejuízos em diversas áreas do desenvolvimento, tais como linguagem, motricidade, afetividade e cognição. Concluímos que o mesmo necessita de estimulação nessas áreas citadas, com o propósito de acelerar um desenvolvimento adequado para que possa atingir a maturação esperada para sua idade.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicologica, Psicodiagnóstico, Psicologia Clínica