Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 688-2

Oral / Poster


688-2

Criatividade e tecnologia: avaliação e ensino sob diferentes perspectivas

Autores:
Joly, M. C. R. A.1, Alencar, E. M. L. S.1, Fleith, D. S.1, Vilarinho-Rezende, D.1, Borges, C. N.1
1 UNB - Universidade de Brasília (Instituto de Psicologia Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910), 2 UNB - Universidade de Brasília (Instituto de Psicologia Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910), 3 UNB - Universidade de Brasília (Instituto de Psicologia Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - CEP 70910)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Interatividade, mobilidade, interconectividade, globalização e velocidade são apontadas como características do mundo digital que determinaram a definição de novas relações entre conhecimento, cultura e trabalho. Tal fato indica a necessidade da educação se adaptar à demanda social e às novas competências, utilizando-se de recursos mais criativos e desenvolvendo nos alunos habilidades cognitivas voltadas para a solução de problemas por meio da busca seletiva de informação útil, atual, científica e com aplicação imediata que os coloca como capazes de lidar com novas tecnologias e linguagens. Considerando tal perspectiva, as reflexões e discussões propostas para a mesa redonda em questão referem-se à avaliação da criatividade e criatividade tecnológica sob a perspectiva da revisão da literatura e do processo de ensino e aprendizagem.

Resumo Apresentador 1

Avaliação da criatividade tecnológica no ensino Profa. Dra. Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly/Universidade de Brasília, DF (coordenadora) A criatividade tecnológica, como conhecimento científico aplicado à solução de problemas do cotidiano visando melhores e mais rápidos resultados de modo a possibilitar eficácia e qualidade de vida, é uma expertise a ser desenvolvida por meio do ensino no contexto educacional atual. Em considerando o conceito, a apresentação focará modelos de avaliação que levem em conta tanto as características individuais relativas a habilidades e traços de personalidade quanto os processos imbricados na criatividade tecnológica em contexto educacional a fim de identificar a contribuição do construto para o ensino e a aprendizagem.

Resumo Apresentador 2

Avaliação da Criatividade: Vantagens, Estratégias e Desafios Profa. Dra. Eunice Maria Lima Soriano de Alencar, Universidade de Brasília, DF A criatividade, fenômeno complexo e plurifacetado, tem recebido uma atenção crescente, dado os seus benefícios para o indivíduo e sociedade. Por esta razão, é importante compreender não apenas como desenvolvê-la e encorajá-la, mas também como avaliá-la ou mensurá-la. A sua avaliação é um dos tópicos que tem sido objeto de numerosos estudos e discussões, os quais têm contribuído para desmistificar a concepção da criatividade como um fenômeno mágico, misterioso e inacessível. Quais são as vantagens do desenvolvimento e uso de medidas de criatividade? Como avaliar as distintas facetas desse constructo? Em que categorias se distribuem os instrumentos padronizados de avaliação da criatividade? Quais são os principais desafios e cuidados ao se fazer uso desses instrumentos? Estas são as questões principais que serão discutidas na comunicação. Uma breve descrição de instrumentos de avaliação da criatividade de nossa autoria, que têm sido utilizados em pesquisas recentes, será também apresentada.

Resumo Apresentador 3

O Papel da Tecnologia no Desenvolvimento da Criatividade no Cenário Educacional Profa. Dra. Denise de Souza Fleith Ms. Daniela Vilarinho-Rezende MS.Clarissa Nogueira Borges Profa. Dra. Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Universidade de Brasília, DF Os recursos tecnológicos associados à capacidade de representar e transmitir informação, denominados Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), têm sido amplamente utilizados em diversos âmbitos de atividades humanas. Distintas práticas sociais estão cada vez mais orientadas por e para essas tecnologias. Crianças e adolescentes que crescem na sociedade de hoje podem ser considerados nativos digitais, o que torna a integração das TIC na educação uma necessidade iminente para responder às demandas desses estudantes. Ademais, tem sido debatido o uso de recursos tecnológicos como um elemento potencialmente facilitador da expressão criativa. Entre as características das TICs que poderiam facilitar o desenvolvimento da criatividade, destacam-se o caráter provisório, que permite aos usuários fazer mudanças e experimentar alternativas; a interatividade, que possibilita aos usuários se envolver em diversos níveis de interação; e o alcance, que facilita o acesso a uma vasta quantidade de informações. Por outro lado, tais tecnologias têm sido empregadas para realização de tarefas que poderiam ser feitas com a mesma eficiência por meio dos instrumentos tradicionais, como lápis e papel. Neste sentido, é fundamental que a incorporação de tais recursos na educação seja acompanhada de práticas pedagógicas que estimulem a criatividade. O objetivo desta apresentação é, portanto, discutir a relação do uso das TICs com a criatividade no contexto da educação, com base em dados oriundos de uma revisão da literatura de artigos empíricos e relatos de experiência, publicados, nos últimos 10 anos, em periódicos científicos nacionais e internacionais disponibilizados nas bases de dados Scielo, Pepsic e Portal CAPES.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 avaliação criatividade, criatividade tecnológica, expertise, educação, tecnologia