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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 719-1

Oral / Poster


719-1

Instrumentos de Avaliação em Orientação Profissional e de Carreira

Autores:
Kathia Neiva1, Rosane Levenfus2, Giselle Welter3
1 CP - Consultorio particular (Av Rouxinol, 1041 cj 1601 - 04516-001 - SP), 2 PROJECTO - Projecto Estudos Avançados em Educação Ltda (Av. Cel. Lucas Oliveira, 1580 - 90450-040- Porto Alegre), 3 GW - GW Vocação & Relações Humanas (Rua São Benedito, 509, cj. 106 - 04735-000 - SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Decisões relacionadas à vida profissional são necessárias desde a adolescência até a pós-aposentadoria e, cada vez com mais frequencia, jovens e adultos buscam ajuda para construirem ou reestruturarem seus projetos de carreira. Com isso tem se ampliado, tanto o campo de atuação dos orientadores profissionais e de carreira, quanto a necessidade de instrumentos psicológicos que norteiem um serviço de qualidade. Nesta mesa serão apresentados três testes psicológicos que facilitam a tarefa de psicólogos no campo da Orientação Profissional e de Carreira: (1) Escala de Maturidade para a Escolha Profissional – EMEP, recementemente submetida a novos estudos e atualização das normas, tem como objetivo diagnosticar o nivel de maturidade para a primeira escolha e avaliar a evolução de orientandos submetidos a intervenções em orientação profissional; possui normas para alunos entre o nono ano do ensino fundametal e o terceiro ano do ensino médio; (2) Teste Psicológico AIP - Avaliação dos Interesses Profissionais que avalia a preferência do sujeito por dez campos de interesse e possui normas por sexo; (3) Teste HumanGuide, instrumento online de avaliação da personalidade que apreende os determinantes da motivação intrínseca no contexto profissional, por meio de oito fatores de necessidades pulsionais. Os três instrumentos possuem vários estudos que comprovam sua qualidade métrica e são bastante utilizados por psicólogos que atuam na área de Orientação Profissional e de Carreira.

Resumo Apresentador 1

A Escala de Maturidade para a Escolha Profissional – EMEP, publicada originalmente em 1999, teve sua segunda edição lançada em 2014, após a realização de novos estudos psicométricos e atualização das normas. A maturidade para a escolha profissional é compreendida como uma condição de prontidão para a tomada da primeira decisão profissional, que ocorre em geral na adolescência. A escala pode ser utilizada com fins de diagnóstico do nível de maturidade para a escolha profissional e dos aspectos que compõem este construto, de planejamento da intervenção em Orientação Profissional, e de avaliação, tanto da evolução do orientando submetido à intervenção, quanto da eficácia da própria intervenção. A EMEP é uma escala de tipo Likert com cinco modalidades de respostas, composta de 45 itens distribuídos em cinco subescalas: Determinação, Responsabilidade, Independência, Autoconhecimento e Conhecimento da Realidade Educativa e Socioprofissional. A escala, de fácil e rápida aplicação, possui normas atualizadas para alunos cursando entre o nono ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio. Os estudos recentes de validade e fidedignidade confirmaram a qualidade métrica da EMEP, que também vem sendo reforçada pelas várias pesquisas realizadas em diferentes âmbitos, utilizando este instrumento.

Resumo Apresentador 2

O Teste Psicológico AIP - Avaliação dos Interesses Profissionais (Levenfus e Bandeira, 2009) foi validado pelo CFP em maio/2009. Avalia a preferência do sujeito por dez campos de interesse, diferenciando a média para o sexo masculino e o feminino. Pode ser aplicado individual ou coletivamente. É composto por um caderno contendo 100 pares de atividades, totalizando em 20 atividades de cada um dos dez campos. Frente à necessidade de o sujeito escolher uma das alternativas da dupla de atividades apresentadas, o AIP oferece a possibilidade de o sujeito apontar quando uma delas está sendo escolhida por obrigação. Isso oferece ao orientador um dado qualitativo a respeito da intensidade de satisfação com a escolha. Considerando que atualmente as profissões reúnem múltiplas configurações, o AIP propõe uma análise dinâmica dos diferentes campos, para somente então apresentar as diferentes possibilidades de cursos de nível superior. Os campos de interesses estão assim denominados: CFM – Campo Físico/Matemático; CFQ – Campo Físico/Químico; CCF – Campo Cálculos/Finanças; COA – Campo Organizacional/Administrativo; CJS – Campo Jurídico/Social; CCP – Campo Comunicação/Persuasão; CSL – Campo Simbólico/Lingüístico; CMA – Campo Manual/Artístico; CCE – Campo Comportamental/Educacional; CBS – Campo Biológico/Saúde.

Resumo Apresentador 3

Cada vez mais o serviço de orientação profissional e de carreira vem sendo buscado por pessoas que já concluíram a graduação e/ou já estão inseridas no mercado de trabalho, motivadas por questões relacionadas ao desenvolvimento e aprimoramento profissional, ou crises em relação à escolha profissional. Com o amadurecimento, e consequente maior autoconhecimento, muda a percepção que o indivíduo tem de si e da carreira, levando-o a cogitar uma mudança de profissão. Cabe ao orientador profissional fazer um diagnóstico preciso da situação, buscando entender se o problema se deve à cultura da empresa na qual o indivíduo trabalha; a questões de relacionamento com seus pares; ao mercado de trabalho e às perspectivas profissionais; ou se é em relação às características da atividade desempenhada. É nesse contexto que o teste HumanGuide se apresenta como um instrumento útil. Trata-se de um instrumento online de avaliação da personalidade, que apreende os determinantes da motivação intrínseca no contexto profissional por meio de oito fatores de necessidades pulsionais. Este trabalho pretende apresentar a utilização do teste HumanGuide no contexto da orientação de carreira, exemplificando-a por meio de um caso no qual o instrumento foi utilizado na fase inicial, visando à compreensão da dinâmica da personalidade do sujeito e sua relação com a queixa apresentada. Em um segundo momento, foi utilizado o questionário complementar ao HumanGuide denominado 'Sinergia Ocupacional', que permite explicitar a percepção do sujeito em relação à demanda do seu cotidiano profissional atual, bem como suas expectativas e crenças em relação à ocupação idealizada, ao "trabalho dos seus sonhos". A análise dos dados coletados por meio do teste HumanGuide, do questionário complementar, e do cruzamento destes, mostrou-se muito útil para o entendimento da situação problema e para o planejamento do trabalho de orientação de carreira, despertando valiosos insights no sujeito e agilizando a etapa diagnóstica.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Instrumentos psicológicos, Orientação Profissional, Orientação de Carreira, Orientação Vocacional