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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 730-1

Oral / Poster


730-1

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DO TRÂNSITO: INSTRUMENTOS DE INTELIGÊNCIA E ATENÇÃO

Autores:
Alves, I. C. B.3,1, Rosa, H. R.1,3, Siva, M. A.2,4, Bôas, E. F.4
1 IPUSP - Instituto de Psicologia da USP (Av. Prof. Mello Moraes 1721, São Paulo - SP, CEP: 05508-030), 2 ABCTRAN - Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (Vitória da Conquista - Bahia), 3 LITEP - IPUSP - Laboratório Interdepartamental de Téc Exame Psicológico (Av. Prof. Mello Moraes 1721, São Paulo - SP, CEP: 05508-030), 4 C. FÊNIX - Clínica Fênix (Vitória da Conquista – BA)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DO TRÂNSITO: INSTRUMENTOS DE INTELIGÊNCIA E ATENÇÃO Irai Cristina Boccato Alves, Marlene Alves da Silva, Helena Rinaldi Rosa, Eliéte Ferreira Vilas Bôas Tendo em vista a importância da avaliação psicológica no contexto do trânsito, em especial na obtenção, renovação ou mudança da Carteira Nacional de Habilitação, esta mesa se propõe a apresentar atualizações de tabelas normativas para alguns dos instrumentos mais empregados nesse trabalho realizado pelos psicólogos, elaboradas para a população da Bahia. O primeiro apresenta a atualização das normas do Teste de Atenção Alternada (TEALT), com 500 candidatos à CNH, que investigou a influência das variáveis: sexo, faixa etária e de escolaridade sobre total de pontos. O segundo relata a padronização do Teste de Atenção Concentrada para Motorista – Forma A (TACOM-A), para a mesma população, no qual as variáveis sexo, níveis de escolaridade e faixa etária não apresentaram diferenças significantes. Já o terceiro investigou o Teste R-1: Teste Não Verbal de Inteligência, estabelecendo normas para 500 candidatos à CNH em Vitória da Conquista - BA, complementando as tabelas normativas do Manual para diferentes regiões do país com normas locais, apresentadas para a amostra total, uma vez que não foram encontradas diferenças significantes entre as variáveis sexo, idade e nível de escolaridade. Assim esta mesa pretende enfatizar a necessidade de se empregar normas específicas para a população com a qual se está trabalhando.

Resumo Apresentador 1

ESTUDO NORMATIVO DO R-1: TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA PARA UMA CIDADE DA BAHIA Irai Cristina Boccato Alves, Marlene Alves da Silva, Helena Rinaldi Rosa O R-1: Teste Não Verbal de Inteligência foi publicado pela Editora Vetor em 1973 e a segunda edição revisada e ampliada em 2002. O objetivo deste teste é avaliar a inteligência não verbal de adultos, baseado na Teoria dos Fatores de Spearman, mensurando o fator geral da inteligência. Foi criado para o exame de avaliação psicológica de motoristas, podendo ser empregado em outras áreas da Psicologia, em especial a seleção profissional. O Manual apresenta tabelas de percentis em função do sexo e da escolaridade para diversas regiões do Brasil (São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Recife) e uma tabela geral abrangendo todas as regiões. Em sua 3a edição em 2009, outras tabelas para vários outros estados. Para escolher a tabela deve-se levar em conta em que região o teste foi aplicado. O presente estudo objetivou a criação de normas do Teste R-1 para a cidade de Vitória da Conquista (Bahia), com uma amostra de candidatos a obtenção, renovação e adição de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A amostra foi constituída de 500 desses candidatos avaliados numa clínica de avaliação psicológica, sendo 371 homens e 129 mulheres, com idades variando entre 18 e 68 anos, 287 solteiros e 213 em união estável. Desses, a maioria cursou até o ensino fundamental e buscava a primeira habilitação. Os estudos psicométricos apontaram que para essa amostra, não foram encontradas diferenças significantes em relação ao sexo dos participantes, embora as mulheres tenham apresentado médias maiores. Com relação à escolaridade, houve diferença significante apenas para o nível superior, discriminando somente este do ensino fundamental e ensino médio. Desse modo, são apresentadas normas para a amostra total.

Resumo Apresentador 2

Atualização de Tabelas normativas do teste TEALT para o Estado da Bahia Marlene Alves da Silva, Helena Rinaldi Rosa, Irai Cristina Boccato Alves O Teste de Atenção Alternada (TEALT) avalia a capacidade para procurar mais de dois estímulos simultaneamente, desconsiderando para tanto os estímulos distratores. O teste foi desenvolvido em 2010 e a amostra desta pesquisa foi composta por estudantes universitários e pessoas que procuraram a avaliação psicológica para obtenção, renovação ou mudança da Carteira Nacional de Habilitação, em uma clínica credenciada ao DETRAN- BA. Na primeira edição do teste constam normas para os estados de Sergipe e Bahia e, na edição mais atualizada, também para outros estados. O objetivo deste estudo foi comparar as tabelas normativas existentes com a amostra deste estudo. Para tanto, foram utilizadas as mesmas distribuições de faixa etária e o nível de escolaridade utilizado pelo autor. Participaram deste estudo 500 candidatos que passaram por avaliação psicológica em uma clínica credenciada ao DETRAN-BA, no período de setembro a dezembro de 2014, sendo 371 homens e 129 mulheres com idade entre 18 a 68 anos. A escolaridade variou de Ensino fundamental incompleto à Pós-graduação. As análises psicométricas mostraram diferenças significantes em função das variáveis: sexo, faixa etária e de escolaridade. Tais resultados apontam a necessidade de atualização das tabelas normativas, conforme estabelece o Conselho Federal de Psicologia.

Resumo Apresentador 3

TACOM-A: Elaboração de Tabelas normativas para Vitória da Conquista-BA Marlene Alves da Silva, Eliéte Ferreira Vilas Bôas, Helena Rinaldi Rosa, Irai Cristina Boccato Alves A Bateria de Funções Mentais para Motorista – BFM-1 foi desenvolvida em 1999, constituída por seis testes de atenção, sendo: Teste de Atenção Concentrada – TACOM- A e TACOM-B; Atenção Difusa – TADIM-1 e TADIM-2; Atenção Discriminativa – TADIS-1 e TADIS-2. O foco deste estudo foi o Teste de Atenção Concentrada para Motorista – Forma A (TACOM-A). O autor define atenção concentrada como uma função mental em que os interesses de focalização dos estímulos são direcionados a um centro em que existe apenas um estímulo ou grupos de estímulos que tenham características comuns. Na segunda edição do manual do Teste (2007) constam tabelas normativas obtidas em 2001 com uma amostra do interior de São Paulo. No manual são apresentadas tabelas conforme a faixa de escolaridade e para a amostra total. O presente estudo teve como objetivo elaborar normas para a cidade de Vitória da Conquista – BA. A amostra foi composta por 371 homens e 129 mulheres que buscaram uma clínica credenciada ao DETRAN-BA para a avaliação psicológica para a obtenção, renovação ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação. Dessa amostra 287 eram solteiros e 213 casados ou em união estável, as idades variaram entre 18 e 68 anos. A escolarização variou do fundamental incompleto até a pós-graduação. Os estudos psicométricos em função das variáveis: sexo (teste t de Student), níveis de escolaridade e faixa etária (ANOVA) não apresentaram diferenças significantes. Dessa forma foi elaborada tabela normativa para a amostra total.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Avaliação de motoristas, Teste R-1, Testes de atenção, Atenção concentrada, Atenção alternada