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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 732-1

Poster (Painel)


732-1

COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE DE MEMÓRIA TEPIC-M EM DUAS CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ

Autores:
Martins, S. C. B.1, Lance, A. C. N.1, Silva, F. C.1, Cardoso, T.1
1 VETOR EDITORA - Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda (Rua Cubatão, 48 - Paraíso - CEP: 04013-000 - São Paulo - SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A memória tem sido um dos construtos cognitivos mais estudados na atualidade devido ao alto grau de importância para o aprendizado, pois permite a retenção e recuperação de informações. Pesquisas anteriores demonstraram que tanto esse atributo como a inteligência e atenção podem ser influenciados por variáveis como a escolaridade, a idade ou a região, por exemplo, uma vez que os resultados dos testes que avaliam estas características são influenciados por esses fatores. Essa pesquisa teve como objetivo verificar se o desempenho no teste de memória TEPIC-M apresentava-se diferente ao considerar os resultados de grupos de participantes de duas cidades do estado do Paraná. Além disso, foi investigada a influência da idade no desempenho do teste de memória. A amostra foi composta por 211 participantes, sendo 114 (54,0%) residentes na cidade de Curitiba e 97 (46,0%) de Pato Branco. As idades variaram entre 18 e 64 anos (M= 26,47; DP= 10,69). Em relação ao gênero a maioria (57,3%) pertencia ao grupo masculino e 42,7% eram mulheres. Referente à escolaridade, a maior parte do grupo (55,0%) tinha o ensino médio, seguido pelo fundamental (28,0%) e por último o superior (17,1%). Os escores brutos do teste foram comparados por meio do Teste t de Student. Os resultados mostraram que a média da pontuação foi mais elevada no grupo de participantes pertencentes à cidade de Curitiba, quando comparado ao desempenho dos participantes de Pato Branco, sendo a diferença estatisticamente significante. O cálculo da correlação entre a idade e o total de pontos no TEPIC-M apontou uma correlação de -0,371 (negativa e significante a 0,01) entre essas variáveis, o que indica que os resultados do teste tenderam a diminuir com o tempo. Os resultados indicaram, também, a importância de serem construídas tabelas de normas separadas para as duas cidades estudadas.

Palavras-chave:
 Memória, Avaliação Psicológica, Tabelas Normativas