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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 740-1

Oral (Tema Livre)


740-1

Instrumento APGAR Familiar: evidências de validade para versão adaptada para crianças

Autores:
Giron, J.1, Constantino, M. A. da C.1, Rossetti, M. O.1, Assumpção Jr., F. B.1, Cyrillo, D. C.1
1 USP - Universidade de São Paulo (Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A família é a estrutura mais especificamente humana e insubstituível. Ela, enquanto grupo social é o principal responsável pela formação do indivíduo nas mais variadas dimensões, elucidando tanto o sentimento de bem-estar social, quanto contribuindo para o surgimento de dificuldades afetivas e relacionais de seus membros. Neste sentido é imprescindível ter à disposição instrumentos simples e eficazes que avaliem, sob o ponto de vista da criança, a qualidade do seu relacionamento familiar. Para tal, este estudo teve como objetivo levantar evidências de validade da versão adaptada a crianças do instrumento APGAR Familiar. Este instrumento é composto por 5 perguntas que avaliam os seguintes aspectos do relacionamento familiar: adaptação, participação, crescimento, afeição e resolução. Suas respostas possuem pontuação variando de 4 a 0, em uma escala Likert que vai de SEMPRE a NUNCA. Ao total participaram da pesquisa 212 crianças, de duas Escolas Municipais da cidade de Indaiatuba/SP, conforme idade e sexo: 8 anos (26F e 25M), 9 anos (26F e 27M), 10 anos (35F e 23M) e 11 anos (25F e 25M). Quanto ao escore total, os dados obtidos do APGAR Familiar apresentaram Média = 17,22 pontos e Dp = 2,76. Quanto à consistência interna, o coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,63. Foi também utilizada a técnica teste-reteste, com intervalo de 30 dias, apresentando resultados positivos com Correlação de Pearson = 0,618. Não foram observadas diferenças significativas quanto à sexo e renda familiar mensal, mas foram observadas diferenças significativas em relação às idades de 8/9 (p = 0,025); 8/10 (p = 0,05); 9/11 (p = 0,000) e 10/11 (p = 0,000). Os resultados apresentados refletem, portanto, evidências preliminares de validade da versão adaptada a crianças do instrumento APGAR Familiar. Pesquisas e análises futuras, no entanto, ainda serão necessárias para o aprofundamento dos estudos de validade.

Palavras-chave:
 Relacionamento Familiar, Validação, Crianças