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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 749-1

Oral (Tema Livre)


749-1

Evidências de validade do teste de Zulliger na avaliação dos processos cognitivos em adultos.

Autores:
Di Domenico-Grazziotin, Jucelaine1, Scortegagna, Silvana Alba1
1 UPF - Universidade de Passo Fundo (Campus I Bairro São José BR 285 Km 171 99052-900 - Cx. Postal 611 – Passo Fundo), 2 UPF - Universidade de Passo Fundo (Campus I Bairro São José BR 285 Km 171 99052-900 - Cx. Postal 611 – Passo Fundo)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Quando se avalia psicologicamente uma pessoa ao longo do curso de vida é preciso ponderar que os processos cognitivos podem sofrer alterações. O objetivo deste estudo foi verificar a validade do Zulliger para diferenciar o desenvolvimento cognitivo no curso da vida adulta. Participaram 142 indivíduos, entre 18 e 96 anos de idade, de ambos os gêneros, procedentes de estabelecimentos comerciais e de grupos de convivência, do estado do Rio Grande do Sul. Os participantes foram distribuídos em quatro grupos: a) adultos jovens; b) adultos meia-idade; c) adultos idosos; d) adultos longevos. Como instrumentos utilizaram-se: Protocolo de caracterização sociodemográfica e de saúde; Teste de Zulliger, no sistema compreensivo (ZSC) e o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). A coleta de dados iniciou após a carta de autorização das instituições, a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Passo Fundo (CEP-UPF) e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As comparações aos pares foram realizadas utilizando o LSD de Fischer e o teste post hoc de Games Howell (p < 0,05). No resultados, os adultos mais velhos e longevos apresentaram uma tendência à limitação em algumas funções da mediação no ZSC como a percepção da realidade e adequação social, observado pela diminuição significativa em XA%, P, e, um aumento em X-%. Por sua vez, os adultos jovens apresentaram melhor capacidade de raciocínio abstrato e iniciativa, observado pelo aumento em Ma. No entanto, os adultos mais velhos demonstraram maior produtividade e motivação para a tarefa, verificado pelo aumento significativo na variável R em comparação aos adultos longevos. Os achados corroboram estudos que demonstram diferenças nos processos cognitivos nos estágios da vida adulta e, asseveram a validade do ZSC.

Palavras-chave:
 Avaliação psicológica, Idosos, Desenvolvimento, Técnicas projetivas