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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 758-1

Oral (Tema Livre)


758-1

PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ESCALA DE ATITUDES FRENTE À ESTATÍSTICA eEAEST

Autores:
Sarti, A. G.3, Vendramini, C. M. M.3
3 USF - Universidade São Francisco ( R. Alexandre R Barbosa, Itatiba - SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Estatística é indispensável para a análise quantitativa de dados de pesquisa das mais diversas áreas do conhecimento. Por ser uma importante ferramenta de análise ela está inserida na maioria dos cursos superiores, e para que o ensino de Estatística ocorra com sucesso é importante que seja considerado no processo de ensino e aprendizagem não somente aspectos cognitivos, mas também os afetivos. Sendo assim, é crucial entender as atitudes dos estudantes em relação à Estatística por meio de seus comportamentos e julgamentos frente a esta ciência. A atitude é um termo antigo estudado pela Psicologia Social e entre suas definições pode-se considerar que é a predisposição do sujeito frente a um objeto, favorável ou desfavorável, quanto a como ele se sente, aprende e exerce um valor ao mesmo. Neste estudo é considerado o modelo tripartido composto por três componentes, o cognitivo entendido como o conhecimento do objeto, o afetivo como os aspectos emocionais a favor ou contra o objeto e o comportamental que está relacionado à intenção de ação do sujeito frente ao objeto. Considerando a Estatística como o objeto atitudinal esta pesquisa tem por objetivo analisar as propriedades psicométricas da versão informatizada da escala de atitudes frente à Estatística- eEAEst em uma amostra de aproximadamente 200 universitários a fim de verificar as evidências de validade de construto por meio de uma análise fatorial confirmatória e da consistência interna da escala através do coeficiente alfa de Cronbach, e assim, contribuir com uma escala de atitudes com boas propriedades psicométricas para docentes utilizarem no processo de ensino e aprendizagem de Estatística. Ao avaliar as atitudes de seus alunos os professores poderão utilizar estratégias que tornem as atitudes mais positivas e esses estudantes mais predispostos a estudar e aprender Estatística, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades e competências nos futuros profissionais.

Palavras-chave:
 Análise fatorial confirmatória, Psicometria, Educação Estatística