Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 764-1

Oral / Poster


764-1

Investigação de relações entre características patológicas da personalidade e outros construtos em diversos contextos

Autores:
Ana Maria Reis1, Fabiano Koich Miguel2, Wellington Arruda1, Roberta Katz Abela3
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 - Centro. CEP: 13251-900 - Itatiba, SP), 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid, Km. 379 – Jd. Sabará CEP: 86055-900), 3 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Rua Napoleão Barros, 1038, Vila Clementino - São Paulo - SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Título: Investigação de relações entre características patológicas da personalidade e outros construtos em diversos contextos. Coordenação: Me. Ana Maria Reis da Silva Autores: Me Ana Maria Reis da Silva, Fabiano Koich Miguel, Wellington Arruda e Roberta Katz Abela Resumo Geral: O presente trabalho tem por objetivo discutir achados provenientes de investigações de relações entre características patológicas de personalidade e outros construtos em diversos contextos tendo como fator comum o uso de um instrumento brasileiro denominado Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP). Dentre os construtos relacionados, verificou-se possíveis associações com o transtorno de estresse pós-traumático após a ocorrência de um evento de desastres ambiental, funcionamentos que concernem à preferencia por jogos, características patológicas de personalidade em praticantes e não praticantes de meditação e pacientes diagnosticados com transtornos de personalidade. Ademais, pretende-se ainda discutir as adequações do uso do referido instrumento em contextos e amostras específicas.

Resumo Apresentador 1

Me. Ana Maria Reis da Silva (Universidade São Francisco) e Dr. Lucas de Francisco Carvalho (Universidade São Francisco) Relações entre transtorno de estresse pós-traumático e personalidade no contexto de desastres. Resumo: Atualmente, evidencia-se em território nacional um significativo aumento na incidência de desastres, os quais se configuram como o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um cenário vulnerável. Tais eventos têm como um de seus quadros recorrentes o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que parece ser mediado, em parte, por respostas emocionais, comportamentais e fisiológicas decorrentes do sistema de crenças associado à experiência traumática. Pesquisas sugerem que características da personalidade estão relacionadas ao modo como os indivíduos enfrentam ou se adaptam frente à ocorrência desses fenômenos. Com base nesses fatores, a presente pesquisa teve por objetivo investigar relações entre TEPT e características da personalidade em pessoas que vivenciaram eventos de desastres. Além disso, buscou-se evidências de validade para a medida de avaliação da personalidade utilizada neste estudo. Para tanto, participaram da pesquisa 113 indivíduos, de ambos os sexos (58,4% mulheres) e com idades variando entre 19 e 63 anos (M =37,5; DP=12,1). Para a execução desta investigação foram utilizados o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), a versão brasileira do Davidson Trauma Scale (Escala Davidson de Trauma) e a versão brasileira do Posttraumatic Cognitions Inventory (Inventário de Cognições Pós-Traumáticas). Entre os achados, verificou-se um perfil típico de personalidade para a população investigada, permitindo uma maior compreensão de seu funcionamento psicológico, assim como foram encontradas evidências acerca do funcionamento adequado do instrumento para a avaliação da personalidade na referida amostra. Palavras-Chave: desastres; transtorno de estresse pós-traumático; personalidade.

Resumo Apresentador 2

Dr. Fabiano Koich Miguel (Universidade Estadual de Londrina), Thainã Eloá Silva Dionisio (Universidade Estadual de Londrina) e Lucas Ribeiro da Silva (Universidade Estadual de Londrina) Traços de personalidade e preferência por jogos Resumo: Os traços de personalidade são características psicológicas relativamente duradouras que se manifestam em diversos contextos na vida. Um desses contextos pode ser a preferência por jogos. A presente pesquisa teve como objetivo verificar se certos tipos estão associados a características distintas de personalidade. Participaram do estudo 163 pessoas que responderam um questionário sobre preferência de jogos e o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP). As análises mostraram que pessoas que dão elevada importância para o jogo possuem um perfil distinto das pessoas que dão baixa importância nos seguintes traços: maior agressividade, excentricidade, evitação a críticas e impulsividade, além de menor necessidade de atenção. Quanto aos tipos mais específicos, encontrou-se que o estilo terror possui maior preferência por pessoas com traços de agressividade e instabilidade de humor; o estilo RPG live (pessoalmente) é preferido por traços de agressividade, excentricidade, desconfiança e grandiosidade; o estilo online (não pessoalmente) é preferido por traços de isolamento e evitação a críticas. A apresentação pretende discutir as características associadas a cada traço de personalidade, chegando à conclusão de que existe coerência entre as características afetivas e a preferência por jogos, assim como a importância dada a eles. Palavras-chave: traços de personalidade; jogos; avaliação psicológica.

Resumo Apresentador 3

Wellington Arruda (Universidade São Francisco) e Dr. Lucas de Francisco Carvalho (Universidade São Francisco) Avaliação das Características Patológicas da Personalidade em Praticantes de Meditação Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar e comparar características patológicas da personalidade em praticantes e não praticantes de meditação. Para tanto, os dados foram coletados com 100 sujeitos, sendo 50 praticantes de escolas de meditação de estilos concentrativo e mindfulness, em homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, com o tempo mínimo de prática regular de meditação igual ou superior a 1 mês. Todos os praticantes de meditação deverão realizar essa prática pelo menos três vezes por semana. Os outros 50 participantes configuraram um grupo controle, não praticantes de meditação, também de ambos os sexos e com idade a partir de 18 anos. Os sujeitos responderam ao Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), a versão brasileira do Personality Inventory DSM-5 (PID-5) e um questionário de anamnese acerca da prática da meditação. Os dados analisados apresentaram perfis específicos para o grupo praticante de meditação e distinto do perfil do grupo controle. Palavras-chave: características patológicas de personalidade; meditação; concentrativo; mindfulness; testes psicológicos;

Resumo Apresentador 4

Me. Roberta Katz Abela (Universidade Federal de São Paulo), Dr. Lucas de Francisco Carvalho (Universidade São Francisco) e Dra. Latife Yazigi (Universidade Federal de São Paulo) Evidências de validade do Inventário Dimensional Clínico em amostra psiquiátrica Resumo: O modelo dimensional de classificação dos transtornos da personalidade (TP) foi proposto para a quinta edição do DSM por ser considerado mais abrangente e específico do que o modelo categorial vigente. No entanto, o modelo dimensional de avaliação do TP não foi incluído no corpo principal do DSM-5, mas na 3ª seção do Manual, visando estudos posteriores. O presente estudo buscou evidenciar a validade de critério do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade, IDCP, um instrumento desenvolvido no Brasil para a avaliação dimensional dos sintomas típicos dos TP. Examinou-se o perfil no IDCP de 105 pacientes provenientes de ambulatório de psicoterapia de hospital universitário, previamente diagnosticados com TP pela SCID-II do DSM-IV. Comparou-se o perfil no IDCP da amostra clínica, com o perfil da amostra normativa não-clínica e investigou-se se o IDCP produz perfis distintos e coerentes com as diferentes categorias de TP. Os resultados sugerem evidências de validade para o IDCP e contribuem com as investigações sobre a utilidade clínica da abordagem dimensional. Palavras-chave: personalidade; avaliação psicológica, validade.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, contextos específicos, personalidade