Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 769-1

Oral / Poster


769-1

Os Desafios da Formação e Prática do Psicodiagnóstico em uma Instituição de Ensino

Autores:
Boff, C.1, Ávila, C.1, Cossio, M.1, Remião, R. F.1, Lacerda, C. B.1
1 CIPT - Contemporâneo: Inst de Psicanálise e Transdisciplinaridade (Rua Casemiro de Abreu, 651, Rio Branco, Porto Alegre/RS)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade - CIPT promove cursos de pós-graduação em diversas áreas de atuação na cidade de Porto Alegre/RS, entre eles o curso de Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica. O CIPT também oferece um ambulatório de atendimento aos alunos, com cerca de 3.000 consultas/mês e 100 profissionais atuando. Essa pós-graduação visa formar profissionais especialistas, objetivando a excelência nesse tipo de atendimento. A grande maioria dos pacientes encaminhados para o Departamento de Psicodiagnóstico do CIPT é de crianças e adolescentes, com incidência elevada de queixa de problemas de aprendizagem. Havendo ainda casos que desafiam a prática, como a realização de psicodiagnóstico com adolescentes dependentes químicos e adultos psicóticos.

Resumo Apresentador 1

A formação de especialistas na área de psicodiagnóstico requer noções éticas e técnicas exaustivas. Assim como, a prática de aplicação, levantamento e interpretação de instrumentos psicométricos e projetivos. Além disso, o CIPT privilegia o estudo da teoria psicanalítica para a melhor compreensão possível acerca dos fenômenos psicológicos. A associação entre ambas as áreas permite ao aluno um entendimento psicodinâmico amplo do paciente, apoiado pelos achados dos instrumentos utilizados.

Resumo Apresentador 2

Atualmente, o Departamento de Psicodiagnóstico do CIPT recebe uma demanda proeminente de crianças e adolescentes com queixa inicial de problemas de aprendizagem. Entretanto, na prática desse tipo de avaliação, têm-se observado a exclusão dessa hipótese no final do processo, cedendo lugar a outro tipo de diagnóstico, frequentemente associado a questões emocionais, tais como Episódio depressivo e Transtorno de ansiedade, que interferem diretamente na expressão do potencial cognitivo desses pacientes.

Resumo Apresentador 3

O psicodiagnóstico com adolescentes dependentes químicos suscita algumas reflexões acerca das dificuldades encontradas durante esse processo. Esses pacientes tendem a ser pouco colaborativos e comparecer as consultas sob o efeito de substâncias. Essa problemática reflete na dificuldade de estabelecer uma aliança de trabalho satisfatória, para que o psicodiagnóstico possa ser concluído e, com isso, ser realizado os possíveis encaminhamentos para o caso.

Resumo Apresentador 4

A demanda para psicodiagnóstico de pacientes adultos no CIPT não é frequente. Quando isso ocorre, eles são encaminhados, geralmente, para confirmação ou diferencial diagnóstico. Ao realizar o psicodiagnóstico em adultos com suspeita de Transtorno psicótico, o profissional pode deparar-se com algumas limitações, tais como o uso contínuo de medicações psicotrópicas, internações psiquiátricas, dificuldade do paciente em confiar no profissional e no processo em si. Além das evidentes alterações no pensamento, atenção, afeto e conduta.

Palavras-chave:
 Psicodiagnóstico, Ensino, Avaliação Psicológica