Oral (Tema Livre)
773-2 | AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PARTICULARIDADES E LIMITAÇÕES | Autores: | LACERDA,C.B1, Wagner, F.1 1 CIPT - Contemporâneo: Instituto de Psicanálise (Rua Casemiro de Abreu, 651. Porto Alegre/RS.) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
O psicodiagnóstico apresenta-se em um contexto clínico que visa a auxiliar na compreensão da psicodinâmica do sujeito, restringindo-se a uma das muitas práticas possíveis de avaliação psicológica. No caso da avaliação psicológica infantil, o processo contribui com o diagnóstico diferencial e proposições de intervenções terapêuticas. O trabalho como método qualitativo, tem por objetivo discutir as particularidades e limitações da avaliação psicológica na primeira infância, através de um estudo de caso, de cunho descritivo-exploratório e fundamentado na literatura. Pode-se constatar, através deste trabalho, que existe uma carência de instrumentos para avaliar pré-escolares e uma necessidade de pesquisas para preencher essa lacuna. Diante dessa realidade, entende-se como proeminente a investigação sobre a contribuição da pesquisa brasileira em psicologia relativa à avaliação psicológica em crianças pré-escolares, bem como a adaptação de instrumentos desenvolvidos em outros países.
Palavras-chave: Crianças pré-escolares, Psicodiagnóstico, Testes psicológicos |