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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 782-2

Oral (Tema Livre)


782-2

Propriedades psicométricas das escalas de atitudes ambientais e de satisfação com o ambiente para crianças

Autores:
Miriam Raquel Wachholz Strelhow1, Francielli Galli1, Livia Bedin1, Jorge Castellá Sarriera1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 122. CEP 90035-003, Porto Alegre - RS)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Pesquisadores da psicologia ambiental têm demonstrado interesse nas atitudes e percepções das crianças em relação ao ambiente, especialmente por considerarem esse período importante na formação de pensamentos e condutas que poderão se manter ao longo do ciclo vital. Dessa forma, os instrumentos de mensuração têm um papel importante na apreensão e divulgação dessas informações. Considerando a necessidade de construção de instrumentos específicos para crianças na área de psicologia ambiental, o objetivo desse estudo é avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Ambientais para Crianças (EAAC) e da Escala Infantil de Satisfação com o Ambiente (EISA). Participaram 1.746 crianças (53,5% meninas) com idades entre oito e 13 anos (M = 10,17; DP = 1,492) residentes em Porto Alegre (54,9%) e interior do Rio Grande do Sul. Foram realizadas análises de componentes principais, consistência interna e análises fatoriais confirmatórias. A EAAC é composta por seis itens e todos foram mantidos na composição unifatorial encontrada. O modelo final apresenta consistência interna adequada (α = 0,755) e bons índices de ajuste (CFI > 0,95 e RMSEA < 0,08). A EISA também é formada por seis itens, os quais foram agrupados em dois componentes (Satisfação com o entorno e Conectividade) com consistência interna moderada (α = 0,651 e 0,620 respectivamente) e índices de ajuste satisfatórios (CFI > 0,95 e RMSEA < 0,08). Conclui-se que as duas escalas avaliadas apresentaram propriedades psicométricas aceitáveis para a amostra pesquisada, considerando-se o número de itens dos instrumentos, assim como a prática recente de investigações com crianças como respondentes. Ambas as escalas podem ser utilizadas em futuras investigações sobre atitudes ambientais, assim como em investigações sobre a satisfação com o entorno e índices de conectividade com a natureza na infância. O estudo contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos em português para crianças.

Palavras-chave:
 atitudes ambientais, avaliação psicométrica, conectividade com a natureza, infância, satisfação com o ambiente