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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 807-2

Oral (Tema Livre)


807-2

Inovações nos Testes Psicológicos para Pessoas com Deficiência: diretrizes sob a perspectiva do desenho universal.

Autores:
Cassandra Melo Oliveira1, Carlos Nunes1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis), 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – Florianópolis)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O contributo do desenho universal à psicometria no tocante as diretrizes para construção e adaptação de instrumentos para pessoas com deficiência reveste-se de aspectos inovadores. Na perspectiva do desenho universal elabora-se, desde o princípio, um projeto que abarca tanto as pessoas com deficiência quanto as sem deficiência, ou seja, diminui-se a necessidade de futuras modificações nos instrumentos, acresce-se a consequente redução de custos e tempo com novos estudos e, ainda, exclui-se a realização de um projeto a parte com enfoque em uma deficiência específica. Os objetivos deste estudo foram sistematizar diretrizes para construção de instrumentos sob a perspectiva do desenho universal e tecer aprofundamentos teóricos na elaboração e exploração da avaliação psicológica fomentando o desenvolvimento de suas bases teóricas por meio da aplicação do desenho universal. Para tanto se realizou uma ampla busca na literatura internacional e baseou-se nos resultados de uma pesquisa de mestrado realizada pelos mesmos autores deste estudo, na qual foram aplicados os princípios do desenho universal a um instrumento realizado por pessoas com e sem deficiência visual. O método utilizado neste trabalho é qualitativo apesar de basear-se em estudos qualitativos e quantitativos. Os resultados perpassam por achados teóricos nas escolhas de formatos de padronização, pelos recursos estatísticos que podem ser úteis no tocante às análises dos instrumentos de desenho universal e pela síntese dos resultados empíricos na aplicação do desenho universal em um instrumento para pessoas com deficiência e a subsequente sistematização destes resultados em 15 diretrizes para construção e adaptação de testes de desenho universal. Conclui-se que o desenho universal possui um grande potencial para contribuir com o incremento da teoria referente à adaptação e desenvolvimento de testes para uma população ampla e inclusiva que abranja indivíduos com e sem deficiência.

Palavras-chave:
 desenho universal, deficiência, diretrizes, construção de instrumentos, adaptação de instrumentos