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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 831-1

Oral / Poster


831-1

Avaliação psicológica no contexto escolar: discutindo os estilos de aprendizagem/intelectuais, a consciência metatextual e as tarefas de decodificação

Autores:
Oliveira, K. L1, Santos, A. A. A.4, Cunha, N. B.2, Lúcio, P. S.1, Kida, A. B. S.3, Carvalho, C. A. F.3, Ávila3, Cogo-Moreira, H3, Costa, M. O.3
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina - CCB/PPSIC (Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445), km 380 - Cx Postal 6.001 CEP 86051-990), 2 UNIVAS - Universidade do Vale do Sapucaí (v. Prefeito Tuany Toledo, 470 - Fatima, Pouso Alegre - MG, 37550-000), 3 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Sena Madureira, 1500 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04021-001), 4 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 Centro, Itatiba - São Paulo CEP 13251-900)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A construção de instrumentos psicoeducacionais é um tema que merece a atenção de pesquisadores que trabalham com contexto social. Embora existam muitos instrumentos de avaliação com esse foco, ainda há no Brasil uma carência de estudos que considerem as características psicométricas das medidas. Há instrumentos que são considerados puramente educacionais e não passam, portanto, por uma avaliação do Conselho Federal. Face a essa situação, muitos fenômenos que necessitam de medidas científicas para sua avaliação ficam fora do escopo do crivo de algum regulador externo de qualidade. Sob essa perspectiva, esta mesa buscará desenvolver uma discussão acerca de fenômenos psicoeducacionais com três focos, quais sejam, os estilos de aprendizagem/intelectuais, a consciência metatextual e a decodificação.

Resumo Apresentador 1

O objetivo deste estudo é o de trazer questões contextuais e teóricas por meio da concepção acerca dos constructos estilos cognitivos e estilos de aprendizagem. Os modelos abordados são fundamentados em resultados de estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores, como também em considerações documentadas na literatura científica sobre os assuntos. A discussão do conceito será tecida em três partes. A primeira parte faz uma apresentação do conceito de aprendizagem sob a perspectiva do processamento da informação, subsidiando as demais considerações teóricas apresentadas. A segunda parte ilustra os conceitos de estilos cognitivos e estilos de aprendizagem, trazendo as diferentes formas de compreensão dos mesmos. A parte final deste artigo discute as convergências e discrepâncias entre os constructos e apresenta as implicações dos modelos para a prática educacional.

Resumo Apresentador 2

A consciência metatextual diz respeito ao controle intencional da ordenação de enunciados em unidades linguísticas maiores para a construção de textos. Identificada a escassez de estudos sobre o assunto, no Brasil, elaborou-se um instrumento para medi-la, o Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual - Piloto (QACM-P). Para derivar suas evidências de validade de conteúdo, foram realizados dois estudos, um de natureza qualitativa, pela análise de juízes e estrutura do instrumento e outro de caráter quantitativo, para buscar evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis quanto os anos escolares, construtos relacionados e a consistência interna dos itens. Participaram 30 estudantes de uma escola pública, sendo 10 crianças de cada ano escolar, do 3º ao 5º. Os instrumentos utilizados foram o QACM-P e dois testes de Cloze. Os resultados indicaram que houve evidência de validade de conteúdo pela análise dos juízes e pelos erros das crianças. Houve também evidência de validade para construtos relacionados, no entanto, não houve pelos anos escolares. O instrumento foi reelaborado e outro estudo foi realizado, com o objetivo de averiguar a consciência metatextual e analisar sua validade pela relação com o Cloze e o critério de diferenciação do nível escolar. Esse novo estudo contou com a participação 315 alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, de escolas públicas, cujas idades variaram de 8 a 13 anos, sendo 169 meninos. Os escores obtidos no (QACM) foram convergentes com a pontuação do Cloze e o instrumento mostrou-se sensível para captar o progresso das crianças em identificar os gêneros textuais com o avanço da escolaridade. Dessa forma, o estudo forneceu evidências de validade tanto no que se refere à convergência de construtos, identificada com base nas medidas relacionadas, como de critério, distinguindo os alunos pelo seu nível de escolaridade.

Resumo Apresentador 3

O estudo descreve o desempenho de uma amostra representativa de crianças de São Paulo-SP em uma tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladas. Participaram 747 estudantes do sexo feminino (52,5%) e masculino do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas (83,8%) e particulares. As crianças, testadas individualmente, leram em voz alta 48 palavras de baixa frequência apresentadas em um cartão, que variaram em termos de regularidade (regular e irregular) e tamanho (4-8 letras). Os dados foram analisados utilizando-se modelos de dois parâmetros da Teoria de Resposta ao Item, utilizando-se como estimador o método de mínimos quadrados (WLSMV). Os seguintes índices foram utilizados como critérios de adequação: qui-quadrado (p ≥ 0,05); o Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA; < 0,06); Comparative Fit Index (CFT; ≥ 0,95), Tucker-Lewis Index (TLI; ≥ 0,95); e Weighted Root Mean Square Residual (WRMR; < 1,0). A partir dos 48 itens originais da tarefa de leitura, 24 itens se mostraram adequados e foram selecionados. Além disso, foram realizados dois passos hierárquicos para testar a invariância do modelo: configural e escalar. Houve invariância configural e escalar para os fatores sexo e tipo de escola, mas para o ano escolar demonstrou-se apenas a invariância configural. Por esta razão, as normas em percentis foram reportadas separadamente para os anos escolares. Os valores de discriminação (a) e de dificuldade (b) dos itens foram reportados. Em geral, os índices de discriminação variaram de baixos a moderados. Ademais, os itens apresentaram índices de dificuldade baixos (ou seja, valores modestos de b foram necessários para atingir 50% de probabilidade de responder corretamente aos itens). Os resultados são consistentes com estudos anteriores que utilizaram a tarefa de leitura em voz alta de palavras isoladas em crianças falantes do português brasileiro e atestam para o caráter quase regular da língua.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Estilos intelectuais, Consciência metatextual, Tarefa decodificação