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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 835-1

Poster (Painel)


835-1

Evidências de Validade da Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica em Estudantes Universitários Piauienses

Autores:
Oliveira, I. C. V.1, Soares, A. K. S.1, Monteiro, R. P.1, Silva, C. F. L. S.2,1, Grangeiro, A. S. M.1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil CEP: 58051-900), 2 UFPI - Universidade Federal do Piauí (Av. São Sebastião, 2819 - Parnaíba - PI - Brasil CEP: 64202-020)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A avaliação da satisfação acadêmica de estudantes do ensino superior consiste em um importante elemento na eficácia institucional, contribuindo para o planejamento e a melhoria dos serviços disponíveis para esta população. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo verificar evidências de validade fatorial e consistência interna da Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA) em uma amostra de acadêmicos de instituições de ensino superior do Estado do Piauí. Participaram da pesquisa 317 estudantes, a maioria do sexo feminino (66,3%), com média de idade de 23,1 anos (DP=6,05), respondendo à mencionada escala, de 35 itens e ao questionário demográfico. Para determinação da estrutura fatorial, inicialmente, foram replicados os procedimentos propostos pelos autores da versão original da escala: extração fixada em três fatores por meio da análise dos fatores comuns (PAF) com rotação ortogonal. Os resultados encontrados apontaram para propriedades psicométricas satisfatórias (variância total explicada de 40,08% e alfa de Cronbach igual a 0,92, para o conjunto total dos itens), embora inferiores aqueles encontrados originalmente. Não obstante, verificou-se que 17 itens apresentaram saturação em mais de um fator, e que o valor próprio empírico do primeiro fator (11,47) mostrou-se discrepante dos demais (1,33 e 1,22). Por estes motivos, optou-se por realizar uma segunda análise fatorial exploratória, fixando um único fator, por meio da PAF. Observaram-se resultados psicométricos satisfatórios (valor próprio de 11,39, 32,56% de variância explicada e alfa de Cronbach igual a 0,93), com saturações oscilando de 0,32 a 0,74. Apenas um item apresentou saturação inferior aos parâmetros considerados aceitáveis (0,21), culminando em um instrumento composto por 34 itens. Portanto, conclui-se que, para a amostra desta pesquisa, a estrutura unifatorial mostrou-se alternativa aquela inicialmente encontrada, mostrando evidências de validade para avaliação da satisfação com a experiência acadêmica.

Palavras-chave:
 validação, análise fatorial, satisfação acadêmica