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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 837-2

Poster (Painel)


837-2

Efeito de um Programa de Treino Cognitivo em uma Idosa Saudável

Autores:
SANTOS, M. T.1, MOTA, S. S.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia (Rua Rio de Contas, 58, Bairro Candeias, Vitória da Conquista, Bahia), 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia (Rua Rio de Contas, 58, Bairro Candeias, Vitória da Conquista, Bahia)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: O treino cognitivo visa estimulação de processos cognitivos como atenção, memória episódica, velocidade de processamento e memória de trabalho. O programa pode contribuir para a otimização das funções cognitivas, minimização dos problemas de comportamento além de melhoria do funcionamento global. Objetivo: investigar o impacto de um programa de treino cognitivo em uma idosa saudável. Método: Participou deste estudo uma idosa de 74 anos, sexo feminino, escolaridade ensino fundamental incompleto, nível sócio econômico B2 classificação da CCEB-2014, a participante pratica exercícios físicos três vezes por semana. O programa de intervenção tem o formato do tipo lápis e papel e envolve a realização mediada de tarefas como a memorização de figuras, datas, palavras, números, cálculos simples e resolução de problemas. Para avaliação cognitiva da participante pré e pós-intervenção do programa foi utilizado o instrumento WAIS III - Escala de inteligência Wechsler para adultos - que avalia a capacidade intelectual, na faixa etária de 16 a 89 anos. Antes de iniciar a intervenção cognitiva através do programa, aplicou-se o Wais III a fim de medir as capacidades intelectuais da idosa e compará-las após a intervenção com o programa. Utilizou-se os subtestes: Completar Figuras, Códigos, Aritmética, Raciocínio Matricial, Dígitos e Procurar Símbolos. Os encontros se totalizaram em aproximadamente 12, acontecendo semanalmente, durante aproximadamente 3 meses. Resultados: A participante mostrou-se motivada e empenhada na realização das atividades, após a intervenção com o programa cognitivo observou-se um aumento de desempenho em subtestes como Completar Figuras, Aritmética, Raciocínio Matricial e Procurar Símbolos. Conclusão: Esses dados sugerem eficácia quanto ao uso do programa, e desenvolvimento das habilidades cognitivas estimuladas além de melhora no desempenho em tarefas que envolvem atenção, memória e resolução de problema.

Palavras-chave:
 Efeito de um Programa Cognitivo, Idoso Saudável, Treino Cognitivo