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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 865-1

Oral (Tema Livre)


865-1

ANSIEDADE DE PROVAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores:
LUIZ RICARDO V GONZAGA GONZAGA1, ANDRESSA MELINA BECKER DA SILVA1, SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO1
1 PUC/CAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Av. John Boyd Dunlopp, s/n, Jd.Ipaussurama- Campinas-SP, CEP: 13060-904)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Situações de avaliação escolar, como as provas, são uma das variáveis centrais para desencadear ansiedade no contexto educacional. A ansiedade de provas inclui reações psicológicas, fisiológicas e comportamentais associadas ao medo do fracasso em situações de avaliação. Este estudo visou analisar o nível de ansiedade de provas em estudantes do Ensino Médio (EM). Participaram 376 alunos do 1º ao 3º ano do EM de uma escola pública da cidade de São Paulo, com idade entre 14-20 anos (M = 16,25; ± 1,01; 60,10% meninas), que responderam ao instrumento Test Anxiety Scale (TAS). Foi feita análise descritiva e correlacional (ANOVA). Os resultados mostram que os estudantes apresentaram uma ansiedade média (M =20,25;± 6,81), sendo que as meninas apresentaram média maior (M = 22,32; ± 6,15) do que os meninos (M = 17,14;± 6,60). Os alunos do 3º ano apresentaram maior ansiedade de provas (M = 20,89; ± 7,09), seguidos do 1º ano (M = 19,98; ± 6,11) e 2º ano (M = 19,95; ± 7,12). Em relação à idade, a maior média foi entre os alunos de 18 anos (M = 20,69; ± 7,36), porém não houve diferença significativa para série e para a idade. Pelo teste de ANOVA, a ansiedade de provas foi relacionada significativamente apenas com o sexo, sendo que as mulheres apresentaram os maiores níveis de ansiedade [F(1, 375) = 24,38; p = 0, 0001]. Os resultados indicam importância de intervenções nesta fonte de estresse em estudantes do EM. Estudos sobre o tema podem auxiliar na identificação dos determinantes das estratégias de enfrentamento utilizadas pelos alunos em situações avaliativas, com reflexos no desempenho acadêmico.

Palavras-chave:
 Ansiedade de Provas, Ensino Médio, Estudantes