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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 897-1

Oral / Poster


897-1

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM SERVIÇOS-ESCOLA: PRÁTICAS DE SUPERVISÃO E ENSINO

Autores:
Yates, D. B.1, Barroso, S.M.2, Hueb, M. F. D.2, Lago, V. M.3, Oliveira, S. E. S.1, Silva, M. A.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Av. Ramiro Barcelos, 2777, sala 314, Porto Alegre, RS), 2 UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Av.Frei Paulino, 30, Uberaba - MG), 3 UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Avenida Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo - RS)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, de 2004, estabelecem que os projetos de curso devem prever a instalação de um Serviço de Psicologia congruente com as competências que o curso objetiva desenvolver no aluno e as demandas de serviço psicológico da comunidade na qual está inserido. A denominação Serviços-Escola veio a substituir o termo “Clínicas-Escola” com o objetivo de ampliar as possibilidades de atendimento à comunidade, não sendo exclusivamente ligadas ao atendimento psicológico clínico. O Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica indicou em 2012 a necessidade da inclusão de seis disciplinas sobre avaliação psicológica no currículo da formação básica em Psicologia, sendo cinco disciplinas teóricas e uma de estágio supervisionado em avaliação psicológica. Poucas Instituições de Educação Superior oferecem uma grade curricular consistente com esse planejamento. A presente mesa-redonda tem como objetivo apresentar e discutir algumas práticas de ensino e supervisão da avaliação psicológica em três diferentes serviços-escola do Brasil. Para tanto, serão apresentados três relatos de experiência. Em um primeiro momento será apresentado e discutido o processo de elaboração de um serviço-escola e os desafios estruturais e de funcionamento em uma instituição pública. Em seguida, serão apresentados os procedimentos de uma disciplina prática em Avaliação Psicológica e seus efeitos sobre a formação profissional em uma instituição privada. Por fim, serão discutidas algumas práticas, considerando o tripé da formação superior (ensino, pesquisa e extensão), empregadas em um serviço-escola especializado em Avaliação Psicológica.

Resumo Apresentador 1

IMPLANTANDO UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA EM UM CURSO DO REUNI: CARACTERÍSTICAS, AVANÇOS E DESAFIOS. Sabrina Martins Barroso e Martha Franco Diniz Hueb - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. Em 2007 a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizada em Uberaba (MG) implantou o curso de Psicologia como parte de um projeto de expansão universitária incentivado pelo Governo Federal. Reconhecendo a importância da avaliação psicológica para a formação dos profissionais em Psicologia, o projeto pedagógico-curricular desse curso incluiu sete disciplinas diretamente relacionadas à essa área (Avaliação Psicológica I a V, Psicometria, estágio em Psicodiagnóstico). Em 2010 teve início no curso o Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia Aplicada (CEPPA-UFTM), serviço-escola destinado a englobar estágios clínicos, de avaliação, projetos de extensão e pesquisa. O espaço trouxe a possibilidade de contato com a prática para os psicólogos em formação e oportunidades de atendimento para os moradores da cidade de Uberaba e regiões circunvizinhas. Entretanto, como todos os cursos novos, a infraestrutura representa um nó crítico para a boa atuação do CEPPA-UFTM. Apesar de haver conseguido todas as autorizações para funcionamento e o convênio com o Sistema Único de Saúde, falhas estruturais como a quantidade insuficiente de salas para atendimento e inexistência de sistema de vedação de som que garanta o sigilo dos atendimentos e falta de material são cotidianamente enfrentadas. Assim, pretende-se problematizar o processo de implantação de um serviços-escola, considerando as características do curso a que ele se agrega, as potencialidades percebidas e desafios para a construção de um serviço de atendimento psicológico de qualidade.

Resumo Apresentador 2

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA DISCIPLINA CURRICULAR DE PRÁTICA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA. Vivian de Medeiros Lago - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil. O curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) conta em sua grade curricular com uma disciplina intitulada Processos de Avaliação Psicológica (PAP) III, que visa a instrumentalizar os alunos ao processo de avaliação psicológica por meio de uma atividade prática. As aulas iniciais objetivam trabalhar conteúdos relacionados à entrevista inicial, à hora do jogo e a instrumentos de avaliação cognitiva. Posteriormente, os alunos iniciam o atendimento dos casos, os quais são supervisionados semanalmente pela professora responsável pela disciplina. As orientações envolvem o processo de planejamento da avaliação, passando pelo levantamento dos testes, entendimento do caso e auxílio na elaboração dos laudos e pareceres decorrentes da avaliação. A maioria dos casos são encaminhados pelo NAPPI (Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão), órgão vinculado à prefeitura da cidade de São Leopoldo – RS e, usualmente, envolvem demandas de avaliação cognitiva de crianças em idade escolar. A prática da avaliação é realizada no PAAS (Projeto de Atenção Ampliada à Saúde), o serviço-escola interdisciplinar na área da saúde da UNISINOS. O PAAS é integrante da Ação Social e da Unidade Acadêmica de Graduação, e oferece serviços nas áreas de enfermagem, nutrição e psicologia, dentre os quais se insere a prática de PAP III. Ao final do semestre, os casos avaliados pelos alunos são apresentados e discutidos em sala de aula, promovendo uma enriquecedora experiência de troca de conhecimentos e de aprendizado. Após essa discussão, os profissionais do PAAS definem os serviços para os quais os avaliados serão encaminhados e, a seguir, os alunos realizam a entrevista devolutiva. O caráter prático da disciplina de PAP III tem propiciado um retorno bastante positivo da comunidade e, paralelamente, dos alunos, que relatam muita satisfação com o aprendizado adquirido por meio dessa atividade.

Resumo Apresentador 3

ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Denise Balem Yates, Mônia Aparecida da Silva e Sérgio Eduardo Silva de Oliveira - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Com vistas a qualificar a formação dos alunos de graduação em Psicologia da UFRGS, no que se refere ao conhecimento e prática em Avaliação Psicológica (AP), a Profª Drª Denise Ruschel Bandeira, do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, criou em 2001 o Centro de Avaliação Psicológica (CAP). O CAP é um serviço-escola especializado em AP no qual o tripé da formação profissional de nível superior é empregado: ensino, pesquisa e extensão. O objetivo dessa fala é apresentar a estrutura e funcionamento do CAP e discutir as práticas empregadas na formação em AP neste serviço-escola. O CAP cedia estágios básicos (prática de triagens, entrevistas e observações de atendimentos) e de ênfase (realização da AP propriamente dita) de graduandos em Psicologia. O serviço abriga também estagiários do curso de Especialização em AP da UFRGS e alunos do Mestrado e Doutorado em Psicologia que desejam incrementar seus conhecimentos em AP. Algumas ações que têm apresentado bons resultados na formação profissional dos estagiários são: 1) supervisão coletiva; 2) discussão de casos com convidados de diferentes áreas de atuação profissional; 3) supervisão individual para ensino de testes, apuração de resultados e elaboração dos documentos psicológicos; e 4) oferta de cursos, palestras, workshops e encontros interdisciplinares sobre temas relacionados. O componente da extensão universitária do CAP encontra-se na prestação de serviços para a população de baixo nível socioeconômico e a comunidade acadêmica da UFRGS. Por fim, referente ao componente “pesquisa”, os dados obtidos das APs são registrados em bancos de dados e têm gerado informações relevantes sobre variados temas relacionados à AP, apresentados em Congressos e publicados em artigos científicos. O principal indicador de que os procedimentos empregados no CAP têm gerado adequados resultados é o recorrente número de encaminhamentos de grandes grupos hospitalares e escolas de Porto Alegre e Região.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 avaliação psicológica, ensino, serviços-escola, supervisão