Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 908-1

Oral (Tema Livre)


908-1

Identificação de Talentos na Sala de Aulas

Autores:
Suárez, J. T.1,1, Wechsler, S. M.1,1
1 PUC CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Av. John Boyde Dunlop, Jardim Ipaussurama, Centro. 13060-904 - Campinas, SP – Br)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O processo de identificação do talento/superdotação com vistas ao atendimento educacional exige conhecimento, professores capacitados e instrumentos válidos de medida. Este estudo objetivou identificar talentos criativos e intelectuais na sala de aulas a partir de 3 instrumentos: Bateria de Avaliação da Inteligência e Criatividade – forma Infantil (BAICI); Escala Identificação de Talentos pelo Professor (ITP); e Teste Não Verbal de Raciocínio Infantil (TNVRI). Utilizou-se 4 estudos: a elaboração da Escala; Identificação de talentos pelo professor e por testes psicológicos e Evidências de validade por forma de critério externo entre os instrumentos BAICI e TNVRI, e BAICI e ITP. A amostra compreendeu 4 juízes, 10 professores e 120 estudantes do 4.o e 5.o anos (Ensino Fundamental) de 2 escolas particulares. Entre os resultados observou-se: Coeficiente de Validade do Conteúdo da Escala de 0,82; o professor percebe mais o talento feminino embora a hipóteses de igualdade de gênero deve ser rejeitada apenas para a subescala Memória no ITP; o gênero não se mostrou significativo em nenhum subteste da BAICI, e TNVRI reforçando a hipótese de não existência de diferença cognitiva significativa entre gêneros. Houve diversas correlações entre os subtestes da BAICI. A mais alta entre o subteste memória visual e índice cognitivo total. Quanto às evidências de validade por forma de critério externo entre BAICI e TNVRI, percebeu-se correlação significativa entre o subteste rapidez de raciocínio. Os valores de alfa de Cronbach foram 0,83 e 0,75 para o ITP e BAICI, demonstrando a precisão dos resultados. Uma análise qualitativa/comparativa identificou estudantes com pontuação acima da média nos instrumentos psicológicos, porém, não identificados por seus professores. Conclui-se que a educação deve atentar para a capacitação de professores para que reconheçam as habilidades dos estudantes e promovam ações dirigidas a partir de procedimentos variados e combinados

Palavras-chave:
 Identificação de Talento/Superdotação, Educação Especial, Altas Habilidades/superdotação, Percepção de Professores, Formação de Professores