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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 911-1

Oral (Tema Livre)


911-1

UMA NOVA PERSPECTIVA NO CAMPO DA AVALIAÇÃO: PREDOMÍNIO DOS SISTEMAS INTELIGENTES NAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÂO

Autores:
MS. Mari Angela Calderari Oliveira1, DRa. Elizabeth Veiga1
1 PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (R. Imaculada Conceição, 1155-Prado Velho)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa que permitiu a reflexão sobre a avaliação de sujeitos com indicadores de altas habilidades/superdotação com base na Psicopedagogia Modular, proposta que conflui perspectivas teóricas e metodológicas procedentes de três teorias: a teoria Triarquica de Sternberg , Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e a teoria da Epistemologia Convergente de Visca. A questão que se delineia na atualidade, no que diz respeito a identificação de altas habilidades/superdotação, é saber com quais sistemas inteligentes operamos em destaque que caracterize uma alta habilidade/superdotação.A referida pesquisa foi aplicada em 28 sujeitos entre 8 a 17 anos de diferentes escolas de Curitiba-Pr/ Brasil. A metodologia utilizada para identificação das Altas habilidades/Superdotação foi: entrevista histórica modular e brasão familiar, questionário para os pais, WISC IV e provas cognitivas modulares. Sem perder de vista a complexidade universal do tema altas habilidades/superdotação, os resultados mostraram que 60,7% (17 sujeitos) confirmam a indicação de superdotação e 39,3% (13 sujeitos) não confirmação este diagnóstico. Os resultados obtidos mostram que por meio da avaliação pode-se identificar um predomínio da inteligência prática em cinco crianças; da inteligência analítica em cinco crianças e da inteligência criativa em uma criança . Seis crianças do grupo avaliado como superdotadas revelaram uma combinação entre as três inteligências( analítica, prática e criativa). Uma mostrou-se prática/criativa, quatro são prática/analítica e uma apresenta-se prática/analítica e criativa. Estes resultados mostram que das 17 crianças com diagnóstico de superdotação, 10 crianças trazem o sistema linguístico como destaque. Conclui-se que o predomínio dos sistemas inteligentes na avaliação de altas habilidades

Palavras-chave:
 altas habilidades/superdotação, avaliação, inteligencia