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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 935-1

Poster (Painel)


935-1

Uso de Instrumentos de Avaliação Invisível em crianças: revisão integrativa da literatura

Autores:
COSTA, Marli Valgas1, ALVES, Marcela Mansur2
1 FCV - Faculdade Ciências da Vida (Avenida Prefeito Alberto Moura, 12632 - Indústrias, Sete Lagoas - MG, 35702-383), 2 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Antônio Carlos, 6.627 - Campus Pampulha Belo Horizonte - MG, 31270-901)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A avaliação invisível consiste em uma avaliação diferenciada, na qual o conteúdo a ser avaliado está escondido em atividades, tais como jogos e que avaliem os mesmos domínios cognitivos dos testes tradicionais. Ela surge como uma possibilidade de avaliação neuropsicológica em crianças, uma vez que as avaliações tradicionais que utilizam como suporte lápis, papel ou algum material concreto embora possuam como vantagem os conhecidos e altos níveis de confiabilidade, são longas e rotineiras e costumam gerar ansiedade, além de ser comum as crianças faltarem às sessões de avaliação. Esses fatores podem interferir diretamente no resultado da mesma. Nesse sentido esta revisão integrativa se propõe a sintetizar o conhecimento relacionado à avaliação invisível na literatura. Os dados foram coletados através de pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas. Utilizou-se como termos de busca a combinação das palavras: “assessment”, “evaluation”, “game”, “test”, “cognition”. Foram incluídos apenas os estudos que tratavam de avaliação invisível com testes em crianças, publicados em inglês ou português, em qualquer ano. Nas bases de dados brasileiras não foram encontrados artigos relacionadas ao tema. Em bases internacionais (PUBMED e SCOPUS) foram encontrados 55 artigos, dos quais apenas 04 encaixavam nos critérios de inclusão definidos. Os demais artigos estavam relacionados a treinamento cognitivo utilizando recursos tecnológicos, avaliação em adultos e idosos ou jogos esportivos. Os artigos selecionados tratavam de pesquisas realizadas com crianças utilizando jogos de computador para avaliar habilidades cognitivas e sensoriais diversas. Conclui-se, com base nos artigos encontrados, que jogos computadorizados têm sido usados como instrumento de avaliação de funções cognitivas em crianças e podem fornecer uma ferramenta alternativa ou complementar para a pesquisa e avaliação, apresentando resultados considerados válidos. Entretanto, por ser ainda um campo de pesquisa e aplicação incipiente, são necessários novos estudos com populações-alvo diversas a fim de verificar validade e fidedignidade destas novas medidas.

Palavras-chave:
 avaliação invisível, testes psicológicos, cognição