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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 940-1

Oral / Poster


940-1

´Prática em Avaliação Psicológica: ética e responsabilidade social

Autores:
Ceres Duarte1, Jaciane Vieira2,1
1 ITCC - Instituto de Terapia Cognitiva e Comportamental (Rua Espírito Santo,1231- cep: 79020-080), 2 CRP-14 - Conselho Regional de Psicologia-14ªregião (Av. Fernando Correa da Costa,2044- cep 79004-311)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Resumo geral Título: Prática da avaliação psicológica: ´´Ética e responsabilidade social A prática da avaliação psicológica tem sido considerada um desafio no exercício profissional, nos seus diversos equívocos, desde os termos utilizados como referência nas resoluções do conselho da classe, como o que consideram as diferenças entre os diversos contextos de aplicação, de modo que procuramos não tratar com reducionismo conceitual e nem com ênfase tecnicista, por onde cairíamos na ideia de que AP seria apenas aplicação de testes ou, a normatização se sobrepor aos valores éticos e sem desenvolver uma base epistemológica. O que temos assistido são recorrentes documentos elaborados fora do padrão ético e que demonstram ser consequência de um processo de avaliação prejudicado. O objetivo da presente mesa é um chamado à reflexão sobre o atendimento ao código de ética que representa nossa realidade no CRP /14, demonstrar como temos abordado as situações e nossas percepções, refletir a maneira como os psicólogos vem construindo o processo de conhecimento da realidade que está sendo avaliada, juntamente com a discussão ética de suas posições. Trataremos de fatores que se apresentam desafiadores e que pode interferir em nossa capacidade para conhecer e compreender o outro. Para tanto, foi realizada uma breve revisão da literatura sobre os temas em questão, bem como o levantamento por meio de formulário para identificar objetivos, tipo de documento elaborado e infração ética cometida no período de 2010 a março de 2015, por profissionais inscritos no CRP /14. Com o resultado e conclusão até o momento observa-se que os problemas apresentados, nos leva a reconhecer que muitas variáveis estão envolvidas nesse processo, tais como: Formação profissional teórico – prática, formação moral, continuidade do conhecimento, desconhecimento tanto do código de ética como do conhecimento cientifico da avaliação psicológica levando ao “Errar por não saber”. Palavras chaves: Avaliação psicológica- ética-conhecimento

Resumo Apresentador 1

1ª apresentação Demandas e processos éticos: Uma realidade em Avaliação Psicológica Autora: Céres Mota Duarte ** Co- autora: Jaciane Terezinha Rodrigues Vieira RESUMO: A proposta desta mesa foi elaborada em função dos desafios vividos por profissionais da psicologia que tem como sua prática realizar avaliação psicológica. A sociedade, na figura dos que necessitam da avaliação tem se manifestado, demonstrando maior interesse nos resultados desse processo. O que temos assistido são recorrentes documentos elaborados fora do padrão ético e que demonstram ser consequência de um processo de avaliação prejudicado.Este tema teve como objetivo realizar um levantamento de demandas e processos éticos relacionados a avaliação psicológica, por profissionais inscritos no CRP/14 com propósito de implementar ações para atender as demandas. Metodologia:Para essa proposta, foi realizada uma pesquisa documental por meio de formulário desenvolvido para identificar objetivos, tipo de documento elaborado e infração ética cometida no período de 2010 a março de 2015, por profissionais inscritos no CRP /14. Com o resultado e conclusão até o momento observou-se que as problemática apresentadas, tanto relativas às infrações éticas quantos as solicitações de orientação de procedimentos, nos leva a reflexões que muitas variáveis estão envolvidas nesse processo, tais como: Formação profissional teórico –prática, formação moral, continuidade do conhecimento, desconhecimento tanto do código de ética como do conhecimento cientifico da avaliação psicológica levando ao “Errar por não saber”. Palavras chaves: Demandas- Ética- Avaliação Psicológica - Infrações Céres Mota Duarte **- Psicóloga clinica e docente do ITCC- Instituto de Terapia Cognitivo-Comportamental. Email: cereasmduarte@yahoo.com.br

Resumo Apresentador 2

Resumo 2º apresentador Título: fatores desafiadores em um processo de avaliação psicológica Autor: Jaciane Terezinha Rodrigues Vieira Na aplicação de um processo de avaliação psicológica pode incindir diferentes fatores que se apresentam como problemas, principalmente por ser um processo que exige do psicólogo tomada de decisão que compromete como profissional e como pessoa. O objetivo deste trabalho é apresentar práticas onde discute-se: existência de paradigmas/pré-conceitos; a atuação da contratransferência; pressão do ambiente; conflitos com a identidade profissional do psicólogo. Qualquer deles pode interferir em nossa capacidade para conhecer e compreender o outro. É fundamental que nos preocupemos com que aspectos ou características está vinculada uma reação nossa frente a resposta de um avaliando. O contexto social, as exigências de algumas instituições e as influencias que se vivencia com os colegas de trabalho podem impactar, condicionando a atuação do profissional ao ponto de as vezes resultar em baixa confiabilidade na avaliação psicológica. Na concretização da identidade do profissional atuante em processo de avaliação psicológica, a excessiva ênfase em aspectos patológicos, o enfoque individual com limitações para compreender a instituição relacionada ou o próprio ambiente do avaliado, a preocupação com abordagem “testista” sobressaem dificultadores. Com a discussão proposta, pretendemos apresentar abordagens que possam contribuir com o profissional no enfoque prático desses fatores. Palavras chaves: paradigmas- processos de avaliação- fatores conflitantes

Resumo Apresentador 3

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃOPSICOLÓGICA 3ª apresentação Título: Construção de postura na prática de avaliação psicológica Autora: doutoranda psicologia Jaciane Terezinha Rodrigues Vieira – CRP14/ 199-3 As crescentes transformações nas diversas formas de interações sociais tem impactado de forma perceptível as ações dos profissionais de avaliação psicológica. As dimensões que hoje denotam pluralismo oferece possibilidades e limitações.Dimensões que antes pareciam dissociadas e fragmentadas, hoje,dialogam. A construção de postura sob a perspectiva fenomenológica-existencial na avaliação psicológica trabalha sobre a identificação da presença de suposições,paradigmas condicionantes da percepção,emoções e idéias do avaliador para,uma vez identificados,maximizar as condições de integrar-se ao processo de avaliação,unindo objetividade e subjetividade.Trata-se de poder diferenciar que aspectos e dimensões da percepção,do pensamento e do sentimento acerca do avaliado corresponde a ele ou que pode ser projeção do avaliador. Poder discriminar o “essencial” do “acessório” da pessoa avaliada é um processo que envolve o psicólogocomo um todo, comprometendo-o a ser objetivo em suas afirmações e conclusões diagnósticas. Ao abordarmos fenomenológicamente,temos o propósito de explorar os contextos de significados que obedecem a intencionalidade das pessoas envolvidas num processo de avaliação, para chegar num modelo de postura que atenda a análise proposta. Esta mesa pretende refletir acerca do psicólogo,sobre suas maneiras de operar e construir o processo de conhecimento da realidade que está sendo avaliada, ressaltando os contrapontos da técnica , da ética e dos valores por meio da análise de alguns processos éticos identificado no CRP/14. Nessa discussão,Bachelard(1979) sustenta a importância de admitir que todo conhecimento é aproximado e corre em direção contrária ao conhecimento anterior,destruindo conhecimentos mal adquiridos ou superando aqueles que dificultam a evolução do pensamento. Nessa evolução, o erro pode se transformar em motivo de aprendizagem e enriquecimento ao abrir outras alternativas de reflexão e conceptualização,desde que, se admita essa possibilidade de errar e a frustração concomitante de aspectos narcisísticos de nossa personalidade.Desta forma,podemos prover a avaliação psicológica de um embasamento de informações submetidas a verificação. Trabalhar com os “paradigmas” e suposições em sua própria pessoa põe um maior controle sobre os riscos de falseamento e distorções do processo que levará a um diagnóstico. Palavras chaves: avaliação psicológica-conhecimento -postura –ética- distorções

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 avaliação psicológica, conhecimento, valores éticos